Cameron Diaz celebra esta segunda-feira, 30 de agosto, 41 anos. A atriz, que se reformou recentemente, foi a estrela de diversas produções nos anos 80 e 90. Como forma de assinalar a data, selecionámos algumas das longas-metragens em que a atriz se destacou.
Diaz já começou no cinema em grande, quando, em 1994, se estreou no filme “O Máscara”, ao lado de Jim Carrey. Desde aí, foi a estrela de vários filmes que marcaram a geração.
Em 1997, apareceu ao lado das estrelas Julia Roberts e Dermot Mulroney em “O Casamento do Meu Melhor Amigo”. A obra é um dos maiores clássicos do género “comédia romântica” e ficou imortalizada pela cena em que as personagens cantam “I Say a Little Prayer”, de Aretha Franklin.
Já com um sucesso estrondoso, Cameron Diaz protagonizou “Doidos por Mary” no ano seguinte, em 1998. No ano 2000, participou em “Os Anjos de Charlie”, dando vida a uma espiã, ao lado de Lucy Liu e Drew Berrymore. A longa fez imenso sucesso e, em 2019, ganhou um reboot.
Em 2001, a atriz entrou na produção que venceu um Óscar, “Shrek”, dando voz à princesa Fiona. Em 2006, protagonizou aquele que agora é considerado um dos clássicos modernos de Natal. A produção “O Amor Não Tira Férias” tem um elenco cheio de estrelas como Kate Winlet, Jude Law e Jack Black e tem uma aprovação de 80% de audiência, segundo o site Rotten Tomatoes.
Saindo da comédia romântica, Diaz protagonizou em 2009 o drama “Para a Minha Irmã”. A atuação garantiu-lhe uma nomeação ao Alma Awards e outra ao Teen Choice Awards. Em 2014, participou em dois filmes: “Annie“, uma releitura do musical clássico da Brodway e “Sex Tape – O Nosso Vídeo Proibido“, uma comédia com participação de Rob Lowe e Jason Segel.
Recorde-se que a última vez que a atriz participou num filme foi, precisamente, em 2014. A decisão de se reformar veio quando percebeu que precisava de gerir algumas áreas da vida pessoal. Numa recente entrevista ao talk-show “peacock“, de Kevin Hart, Cameron comentou que se encontra a viver a melhor fase da sua vida, com o casamento e o nascimento da primeira filha, no final de 2019: “Agora, estou nesta etapa e esta é a coisa mais gratificante que já fiz na minha vida”.