Ana Moura é grande destaque dos Prémios Play. Na noite da última quinta-feira, 27 de abril, aconteceu a a cerimónia de entre dos Prémios da Música Portuguesa. Sendo assim, os artistas nacionais reuniram-se para uma celebração de canções, discos e produções que marcaram 2022.
Como resultado, a fadista venceu em três categorias. Primeiramente, melhor artista feminina. Além disso, “Casa Guilhermina” levou o prémio de melhor álbum. Por outro lado, o disco foi eleito na categoria Prémio da Crítica. Dessa forma, Ana Moura é grande destaque dos Prémios Play.
Ivano foi o segundo destaque da noite. O cantor levou o prémio de melhor artista masculino e canção do ano, com “Lua. Enquanto isso, os Calema ganharam na categoria melhor grupo. Além disso, o melhor videoclipe ficou com “Caro”, de X-Tense feat. Slow J. Nas categorias melhor álbum de jazz e melhor álbum de fado, os vencedores foram Ricardo Toscano e Aldina Duarte, respectivamente.
O cantor Pedro Sampaio venceu na categoria Prémio lusofonia. Por outro lado, a artista revelação foi Nena. Entretanto, o prémio carreira ficou com Sérgio Godinho.
Destaque internacional
Recorde-se que Ana Moura está a abrir concertos de Stromae nos próximos meses ao longo da digressão europeia. A fadista partilhou a novidade nas redes sociais, onde comemorou a conquista profissional: “Não parece real”.
Ana Moura está a abrir concertos de Stromae com músicas do novo disco, “Casa Guilhermina”. O álbum foi editado em novembro, sendo composto por canções escritas durante a pandemia. O trabalho tem como produtores Pedro da Linha, Pedro Mafama, Conan Osíris e João Bessa. “A ideia foi juntar-me com os produtores que escolhi e podermos estar a compor livremente, em minha casa, na altura da pandemia, e acabou por resultar num disco que reúne tantas sonoridades musicais”, disse a cantora à Lusa na altura do lançamento do disco.