O apresentador da TVI recorreu às redes sociais para responder a alguns comentários de internautas sobre o seu casamento com Rui Oliveira. Aliás, Manuel Luís Goucha intitula esses comentários de “soezes, ordinários e ignorantes”. Mas veja o vídeo que já conta com mais de 400 mil visualizações
Viu o vídeo? Se viu e é fã de Manuel Luís Goucha e do marido, Rui Oliveira, ficou tão indignado quanto os mais de 43 mil que colocaram ‘gosto’ na publicação. Pois é, os seguidores do veterano apresentador da TVI estão chocados com as críticas de quem não aceita o seu casamento.
Aliás, muitos dos seguidores do casal, dizem mesmo que admiram a sua paciência para responder a quem não merece uma palavra.
Em reposta aos comentários: podia chamar “marido”
Mas é precisamente por algumas palavras que Manuel Luís Goucha decide fazer este vídeo. E, claro, explicar que “quase sempre o preconceito nasce da ignorância”. Sendo que, apela a estas pessoas para “ganharem uma vida”. E até questiona se a sua vida interfere com a delas. Claramente que não, mas há sempre quem emita opiniões só porque ‘sim’ ou porque ‘a sua religião não permite’.
Seja qual for a explicação para tais comentários, Manuel Luís Goucha cansou-se de os ler.
Ainda assim, Manuel Luís Goucha começa por explicar, calmamente, que muitas vezes chama Rui Oliveira por “Rui, porque é esse o seu nome”. Porém, podia chamá-lo de “marido”, porque Rui Oliveira é, de facto, seu marido.
Ganhem riqueza vocabular
Manuel Luís Goucha refere ainda que “se estas pessoas lessem mais, ganhavam riqueza vocabular e, sobretudo, ganhavam uma mente mais rasgada”. E porquê? “Porque por estes comentários só posso antever uma pessoa de pensamento tacanho”, afirma. Depois questiona: “A minha postura de vida, prejudica a sua? Se sim, então permita-me um conselho: procure ajuda”.
O apresentador dirige-se a quem questiona palavras como “marido” e “casal” quando as plataformas de notícias se referem a ele e a Rui Oliveira. Diz ainda Manuel Luís Goucha que lhe ‘atiram’ com a Bíblia.
Pois bem, é neste sentido que Goucha deixa claro que não tem “religião alguma, que manipule o meu pensamento e a minha alma”.
Um mundo mais inclusivo
No entanto, faz questão de explicar, recorrendo ao dicionário – a sua ‘bíblia’ -, alguns dos significados da palavra “casal”. E começa a ler: “Segundo o meu dicionário, casal é: um conjunto formado por dois conjuges, são duas pessoas ligadas por laços afetivos e/ ou sexual”.
E mais acrescenta: “O mundo não está perdido, como alguns dizem nos comentários. Não. O mundo está cada vez mais justo. E queremos que seja cada vez mais inclusivo”.
Manuel Luís Goucha explicou ainda que desde junho de 2010 passou a ser legal o casamento entre dois homens e entre duas mulheres. “Portanto, o Goucha é marido do Rui e o Rui é marido do Goucha, é simples. Não tenho que fazer um desenho, pois não?!”, referiu.
Goucha deixa claro que só está a falar para quem faz aqueles comentários “soezes”. E, por fim, explica o significado da palavra: “São comentários vis, baixos, ordinários, grosseiros, ignorantes.A ignorância é muito atrevida”, conclui.