Floki, um border collie de 3 anos, tornou-se uma estrela nas redes sociais devido ao seu incrível talento para jogar futevólei (modalidade que mistura o futebol e o voleibol), algo que exibe, com orgulho, nos areais brasileiros. Os vídeos deste patudo em ação, partilhados no Instagram e no TikTok, já reúnem milhões de visualizações, mas o seu tutor, Gustavo Rodrigues, que é treinador de futevólei, garante nunca ensinou o seu animal de companhia a praticar este desporto, contando à agência Associated Press que com apenas 2 meses de idade o seu amigo de quatro patas já mostrava aptidão para saltar atrás de balões de aniversário. Mais tarde, começou a dar uns toques na bola e a trocar alguns passes com o tutor, sendo hoje em dia o parceiro dele nas partidas de futevólei.
Por ser um border collie – uma das raças caninas mais inteligentes do mundo –, Floki tem uma maneira de jogar característica e que é até mesmo melhor do que a de um profissional! À Euronews, Gustavo Rodrigues revelou que o seu companheiro canino joga com o focinho, corre muito rapidamente para apanhar a bola e posiciona o seu corpo também para a receber, tal como qualquer outro jogador faz.
Mas o que faz deste animal tão especial, além de praticar, com entrega e talento e como qualquer humano, é o facto de ele ir mais além nas suas habilidades. “Ele faz coisas que nem mesmo alguns profissionais fazem, como, por exemplo, posicionar-se na área. Às vezes, a bola vai de um lado para o outro e ele não fica de costas para ela. Vira-se para a bola para a bater sempre de frente”, contou Gustavo Rodrigues, acrescentando: “Há muitos jogadores, até profissionais, que quando a bola passa por eles, em vez de se virarem para a bola, ficam de lado, e isso dificulta o jogo”.
Muitos são aqueles que, quando assistiam aos vídeos de Floki a jogar futevólei, acreditavam que apenas os melhores momentos do animal a praticar esta modalidade eram mostrados. Mas a verdade é que aqueles que já o viram em ação ao vivo nas praias do Rio de Janeiro e, principalmente, de Brasília, onde o tutor e o animal vivem, sabem bem que este cão é mesmo naturalmente talentoso. “Em habilidade é nota 10”, afirma Gustavo Rodrigues, orgulhoso do seu parceiro.
E não pense que os adversários facilitam por esta dupla ser composta por um humano e o seu fiel amigo: “Ninguém gosta de perder um ponto para o Floki, por isso, jogam com o máximo contra nós”. Com 418 mil seguidores no Instagram e mais de 654 mil no TikTok este cão atleta é tão popular nas redes sociais já estabeleceu parcerias e até tem patrocínios. Caso para dizer que a expressão “vida de cão” tem, para Floki, todo um outro significado!