Maria Vieira voltou a causar polémica nas redes sociais. Desta vez, a atriz decidiu criticar o Festival da Canção, mais concretamente a acusação de plágio de que Diogo Piçarra foi alvo com “Canção do Fim”.
Leia o texto:
“Confesso que não me interesso pelos Festivais da Canção (até porque eu gosto de música) e o único a que me lembro de ter assistido foi o que se realizou em 1974 e do qual saiu vencedora aquela bela melodia dos Abba – “Waterloo” – numa altura em que para se participar nesse certame era preciso apresentar uma canção realmente festivaleira, ou seja, alegre, cativante e comercial e não aquelas coisas tristes, aborrecidas e deprimentes que hoje parecem estar muito na moda.
Assim sendo, não assisti, como de resto nunca assisto, a esta última eliminatória do festival e só hoje, quando um amigo me enviou este hilariante vídeo é que me apercebi da polémica relacionada com o plágio cometido pelo rapaz que terá sido o mais votado na referida eliminatória e que decididamente resolveu copiar uma canção com o título – “Abre os Meus Olhos” – que está incluída em um ábum da IURD chamado “Cânticos do Reino”, acrescentar-lhe uma letra da sua lavra e apresentá-la como se fosse sua! Estamos aqui perante uma espécie de «O Plagiador II», uma vez que o Tony Carreira – esse grande e famoso plagiador, jamais será destronado no que à arte de copiar o trabalho dos outros diz respeito! O ilustre maestro Vitorino de Almeida já veio dizer publicamente que esta cançoneta não é um plágio, que é uma cópia mesmo, mas convenhamos que não é preciso ser um maestro respeitado e conceituado para chegar a essa conclusão e para tal basta ouvir as duas versões da mesma música que aqui vos deixo para que se possam rir tanto ou se possível, mais do que eu. E agora a minha pergunta é: será que a RTP vai continuar a dar palco e cobertura a este «gamanço» e a envergonhar Portugal perante aquelas poucas pessoas estrangeiras que perdem o seu tempo a ver o Festival da Canção, ou será que quem manda na estação de TV que é sustentada pelos contribuintes portugueses terá mais vergonha que o rapaz da cópia e o resolve desclassificar e aconselhá-lo a ir cantar a sua versão num destes Domingos, numa das muitas Igrejas do Reino de Deus que existem no nosso país?
Por favor, ouçam e divirtam-se”
Recorde-se que, perante a polémica, Diogo Piçarra decidiu retirar-se do Festival da Canção, assegurando estar de “consciência tranquila” quando a este caso, mas não querendo alimentar mais o assunto.