José Castelo Branco mandou um recado para o juíz Neto de Moura. Diretamente dos Estados Unidos, o marchand de arte publicou um vídeo no Instagram ao lado da mulher, Betty Grafstein, em que deseja a todos um “feliz carnaval”, e depois deixa a mensagem diretamente ao juíz.
Na legenda do vídeo, José escreveu:
“O Juiz processa tudo e todos! Meritíssimo meritíssimo estamos no século XXI As mulheres têm voz activa! Por favor proteger as senhoras deve ser a sua prioridade! Reze o terço e irá ser iluminado!”
Veja o vídeo!
O juíz Neto de Moura tornou-se assunto na internet e nos veículos de comunicação por suas decisões polémicas e que desvalorizam a violência doméstica. Num caso, o juiz mandou retirar a pulseira electrónica a um homem que havia agredido a mulher. Noutro caso, o juíz justificou a violência com o texto: “O adultério da mulher é uma conduta que a sociedade sempre condenou e condena fortemente (e são as mulheres honestas as primeiras a estigmatizar as adúlteras) e por isso vê com alguma compreensão a violência exercida pelo homem traído, vexado e humilhado pela mulher.”
As decisões polémicas geraram comentários também controversos, como a reação de Ricardo Araújo Pereira no programa da TVI “Gente que não sabe estar”: “Uma advertência destas faria sentido se for enrolada, enfiada no rabo do juiz. Pode parecer chocante, o juiz se calhar discorda, mas há um precedente bíblico. Em Levítico 3: 17, o Senhor disse a Moisés: e enrolarás a advertência e enfiá-la-ás no rabo do juiz”.
Recentemente o jornal “Público” avançou que Neto de Moura está a preparar uma lista com 20 nomes de pessoas e entidades as quais pretende processar por ofensa à honra pessoal e profissional.