Luciana Abreu foi ao Instagram mais uma vez para falar de violência doméstica. A cantora publicou na madrugada desta quarta-feira, 24 de abril, várias imagens que fazem parte de uma campanha contra a violência doméstica, junto do número de telefone da APAV, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Algumas horas depois, Luciana publicou novamente o número da associação, com a mensagem: “DENUNCIE ! GRITE ! NÃO DESISTE! NÃO AO MEDO! NÃO SE CALE!” As imagens que Luciana publicou descrevem as diferentes formas de violência, como física, moral, psicológica, patrimonial e económica e sexual.
Mas a “campanha” de Luciana contra a violência doméstica não para por aí. Na função stories, a cantora publicou um longo texto onde fala sobre as dificuldades em identificar a violência psicológica e o duro “julgamento público” enfrentado pelas vítimas. O texto original é uma crónica que foi publicada a 12 de abril, por Patrícia Gomes, na plataforma “Capazes”. Porém, Luciana não identifica a autora do texto na sua publicação.
Luciana publicou o texto na íntegra, mas omitiu algumas frases da crónica original. No exerto original, o texto diz:
“A vida é revirada vezes sem conta e até mesmo o que quis esquecer é obrigada a lembrar. A dor volta. Volta a existir pelos outros. Não tem culpa. Mas o agressor é inocentado. Elas não matam, mas moem. A vítima volta a existir, moída. O coração partido. E nós, os comuns mortais, só podemos pedir que a vítima viva. Que viva em paz. Que consiga, mais do que existir, viver. Que consiga sentir que não tem culpa, mas apesar de não existir legalmente um culpado, ela já não é vítima graças à força e determinação dela.”
Porém Luciana retirou as frases “Mas o agressor é inocentado” e “(…) mas apesar de não exisitir legalmente um culpado”.
Ao fim do texto, Luciana ainda adiciona frases próprias: “E no perfil de um agressor muito está ainda por descobrir… Todo um passado. Denuncie e não tenha medo. Seja feliz.” Luciana fecha as publicações com a frase: “Por vezes a palavra representa um modo mais hábil de se calar do que o silêncio”, agora sim, corretamente atribuída a Simone de Beauvoir.
Luciana Abreu está a passar pelo processo de divórcio de Daniel Souza. O assunto é capa da TvMais desta semana, que já está nas bancas!