No domingo, 18 de maio, António Cordeiro completou 61 anos. O ator foi diagnosticado há pouco mais de 3 anos com paralisia supranuclear progressiva (PSP), doença rara e incurável. A viver na Casa do Artista, onde recebe os cuidados necessários devido às limitações causadas pela doença, António Cordeiro recebeu uma festa de aniversário com direito a bolo e a presença da mulher, Helena Almeida.
A fotografia da festa foi tirada pelo também ator António Évora, e agora partilhada por José Raposo, que tem mostrado a sua solidariedade em relação à situação de Cordeiro. No Instagram, o ator deixou uma mensagem emocionada sobre o momento, e a importância da amizade.
“Dois Antónios partilham um quarto na Casa do Artista. Sou amigo dos dois. Eles são amigos. São actores. São o ANTÓNIO ÉVORA e o ANTÓNIO CORDEIRO. O António Cordeiro na 2.ª fez anos, e na Casa do Artista festejou-se o acontecimento entre as assistentes, o António Évora e a Lena, esposa do Cordeiro. A foto foi tirada pelo Évora, que me ligou feliz quando o António deu entrada na Casa do Artista -“sabes que o Cordeiro vem para a Casa? E imagina onde fica – no meu quarto! Estou feliz por poder cuidar de um amigo que necessita de apoio!”. O António Cordeiro sofre de uma doença rara que o tornou completamente dependente de outros (a Lena, seu amor de sempre, que o diga…). A isto chama-se amizade. A isto chama-se ser-se um bom ser humano. Porque gosto de ambos, estou feliz!”
Os seguidores de José Raposo reagiram à fotografia: “Triste por ver este grande actor assim tão debilitado. Não somos nada…muita força e parabéns ao António”, “Um grande ator. Custa a aceitar esta realidade”, lê-se nos comentários.