Na manhã desta terça-feira, 11 de agosto, Manuel Luís Goucha partilhou uma fotografia que tem gerado alguma polémica nas redes sociais. Na imagem, o cantor Olavo Bilac aparece ao lado de André Ventura, na ocasião de um jantar do partido “Chega!” no qual atuou.
“Olavo Bilac actuou num jantar do Chega. Trabalho é trabalho… (e não bonda para os artistas) depois tirou uma foto e pelo visto foi arrasado nas redes sociais a ponto de se ter visto obrigado a dar explicações no seu instagram. A única coisa que vejo de errado nesta foto é o facto de não ter sido respeitado o distanciamento físico. Pois eu, tanto tiro uma foto com André Ventura como com Catarina Martins, se mo pedirem, claro, e a metro e meio de distância de cada um. Já agora uma pergunta, que estou de férias e posso ter perdido alguma coisa: já não vivemos em Democracia?. (Agora podem-me arrasar à vontade … que não dou explicações. Já chega!!!).”
A opinião de Manuel Luís Goucha gerou muitos comentários, alguns a concordar com o apresentador, como foi o caso do ex-concorrente do “Big Brother” Pedro Soá. Recorde-se que o empresário foi expulso do reality show da TVI depois de ter tido atitudes violentas contra outra concorrente, Teresa.
Mas houve também quem discordasse de Goucha, que foi o caso de Iva Domingues. A apresentadora respondeu a publicação com um longo texto a recordar atos de discriminação e violência cometidos por seguidores da extrema direita. “Quero apenas recordar que depois do ataque a tiro a uma discoteca gay, que matou 49 pessoas em Orlando, nos EUA , a extrema direita cristã veio comemorar! Lembrar ainda que Irão, Arábia Saudita, Iémen, Nigéria e Somália mantêm ainda hoje, a pena de morte para homossexuais ( nenhum destes países é de esquerda)”.
Olavo Bilac já veio à público desculpar-se pela fotografia. “Percebo que errei. Nunca pretendi apoiar o Chega, assim como nunca apoiei qualquer força política para as quais já toquei ao longo de toda a minha carreira”, disse o cantor, num comunicado partilhado nas redes sociais.