Na tarde desta sexta-feira, dia 29 de janeiro, Ruben Rua foi o convidado de Manuel Luís Goucha para uma entrevista de vida. Na conversa franca, Ruben revela que uma pessoa em especial marcou a sua infância: o professor Luís.
“Foi uma pessoa que me marcou muito na minha vida. O Luís era uma referência. Eu tenho alguma dificuldade em lidar com autoridade. Porqie tenho que reconhecer das pessoas. Mas se essas pessoas tiverem o reconhecimento, terão tudo de mim. Terão a minha lealdade eterna e a minha entrega e a minha amizade para sempre”.
Ruben contou que o professor era um grande amigo dos alunos. Goucha perguntou-lhe o que será feito de Luís, ao que Ruben respondeu: “Ele passou lá no colégio e eu o vi, dei-o um abraço e comecei a chorar. E nunca mais o vi depois daquele dia. Às vezes me pergunto se ele estará bem, se estará vivo…”
Foi quando Goucha mostrou um vídeo da filha do professor Luís, que mandou uma mensagem a Ruben e terminou dizendo: “Sempre que quiserem encontrá-lo ele estará no mar à vossa espera”. Ruben Rua foi às lágrimas.
“Ele está no mar. Ele faleceu há um ano e parto do princípio que as suas cinzas estão espalhadas no mar”, explicou Goucha. “Várias vezes pensei nele, nunca o procurei”, desabafou Ruben. “Muito daquilo que eu sou foi o que aprendi com ele”.