Devastados com a morte de Sara, mas decididos a honrar a sua memória, Tony Carreira, Fernanda Antunes e os filhos, Mickael e David, fundaram a Associação Sara Carreira. Foi essa a forma que a família encontrou para perpetuar a memória da Sara: ajudando o próximo, lançando as sementes de talentosas crianças carenciadas e homenageando o modo de vida generoso da jovem. A organização vai, numa primeira fase, ajudar 21 crianças e jovens com poucos recursos na concretização dos seus sonhos para chegar mais longe, apoiando-os na continuidade da sua formação.
Apesar de Tony Carreira ser acionista da TVI, o cantor e família não contam com o apoio da estação nesta iniciativa. É a SIC que apadrinha a Associação Sara Carreira, na qualidade de mecenas. Além disso, entre o rol de personalidades que apoia esta causa estão os nomes mais sonantes do meio televisivo português, dos vários canais, mas há uma ausência muito notada: a de Cristina Ferreira. A apresentadora e diretora de Ficção e Entretenimento da estação de Queluz de Baixo não terá sido convidada para dar a cara por esta organização. Nem ela nem outra estrela do mesmo canal, Rita Pereira.
O facto de ter ficado de fora desta iniciativa em memória de Sara Carreira acentua ainda mais os rumores de que o clã Carreira e Cristina Ferreira estão de costas voltadas. Foi depois do falecimento de Sara que começaram a surgir notícias relacionadas com o corte de relações entre a apresentadora e Tony Carreira. Foram já apontados dois motivos: o facto de Cristina ter gozado com um tema de David Carreira no seu programa um dia depois da morte de Sara e também por, alegadamente, ter impedido que a malograda jovem integrasse o elenco de uma novela da estação.
A TvMais sabe que a relação azedou ainda antes da morte da jovem e que a família terá ficado incomodada quando Cristina apareceu no seu velório. Outra das ausências do leque de embaixadores da Associação Sara Carreira é Ivo Lucas. O ator de “Amor, Amor” que namorava com a jovem e que ia ao volante do carro que sofreu o trágico acidente não foi incluído na iniciativa. O que é de estranhar, pois, para além de ser uma pessoa muito importante na vida da irmã de Mickael e David, é uma das estrelas do momento, dado o enorme sucesso que faz a sua personagem na novela da SIC. A TvMais entrou em contacto com a irmã de Ivo, Diana Lucas, que não quis tecer comentários sobre o assunto.
A contrastar com o afastamento de Cristina Ferreira está o imenso apoio de Daniel Oliveira, diretor de Programas da SIC, que usou as redes sociais para mostrar a participação da estação do grupo Impresa nesta ação. “A história da SIC com a Sara Carreira é feita de páginas felizes e de muitas outras que ficaram por escrever, que pretendemos agora que não mais fiquem em branco. Sara, nunca te esqueceremos. É deste modo que a queremos sempre ter por perto e dar continuidade ao legado que nos deixou. Representa uma honra e um orgulho para a SIC ser o meio audiovisual pelo qual a Associação Sara Carreira vai chegar à sociedade e cumprir a sua obra, que é de todos”, escreveu, acrescentando: “Em conjunto, queremos contribuir para que o futuro de jovens promissores dê frutos e que os sonhos de uma vida se cumpram. Só pelo facto de nos desafiarmos a tal, estamos já a acender uma centelha de esperança na sociedade e a semear o bem, ideias que a Sara personificava tão bem. Um abraço muito sentido à Fernanda, ao Tony, ao Mickael, ao David e toda a família”.