Depois da derrota frente à seleção alemã no Euro2020, muitas vozes se têm levantado em críticas ao selecionador nacional, Fernando Santos. Na véspera de mais um jogo – a equipa das quinas defronta quarta-feira a França – Catarina Furtado partilhou uma fotografia na companhia do selecionador e um texto em sua defesa e de tudo aquilo que já fez pela seleção.
Leia o texto na íntegra:
“Que memória curta temos nós. Nunca poderemos tentar construir futuro se apagarmos o passado. E os sentimentos do passado. O Mister Fernando Santos é um ser cheio de qualidades maravilhosas: generoso, culto, trabalhador, humilde, bem formado, uma força que nos proporcionou ( através dos nossos jogadores ) das maiores alegrias colectivas de todos os tempos, quando de futebol falamos.
É inacreditável o que se diz e escreve depois de uma derrota quando são imensos os factores que a podem determinar. Confesso aqui a minha total ignorância em relação à táctica futebolística mas não consigo deixar de expressar a minha tristeza perante a total ausência de táctica humana de quem recorre à crítica, ao insulto e ao “chico espertismo”, essencialmente através das redes sociais.
Nestas alturas peço auxílio a quem pensa, a quem sempre se pôs em causa para nos ajudar a evoluir enquanto seres humanos. É o caso do filósofo Agostinho da Silva que escreveu : “Não julgues que pensas melhor que outros que te precederam, o mais provável é que penses pior, principalmente quando tudo te parece certo.” Ou “ As faltas dos outros de ti vêm: de não seres os outros e de seres os outros .” Ou ainda “ Procura diante dos acontecimentos ter as tuas reações, não as dos outros”. Força Mister! Força @portugal !”