Devoto de Nossa Senhora há muitos anos, Tony Carreira sempre teve por hábito, pelo menos uma vez por ano, ir a Fátima para agradecer, orar ou simplesmente respirar naquele local inspirador. Desta vez decidiu visitar o Santuário, deslocando-se até lá a pé.
“Sempre tive muita fé em Nossa Senhora de Fátima, mas nunca fui como peregrino. A minha querida amiga Fátima Lopes, que tem o coração do tamanho do mundo, ajudou-me muito nesta viagem. Eternamente grato”, partilhou o “cantor dos sonhos” nas redes sociais, com uma fotografia sua ao lado da apresentadora.
A TvMais sabe que foi Fátima Lopes quem incentivou o artista a embarcar nesta aventura. E que foi um desafio que Tony aceitou sem hesitar. Desde que a apresentadora foi a anfitriã da “Gala dos Sonhos” da Associação Sara Carreira que ela e o cantor se tornaram mais próximos e cúmplices. E daí até ao convite para Tony a acompanhar em mais uma das suas peregrinações a Fátima foi um pequeno passo. Como se sabe, a apresentadora, que nasceu no dia das aparições da Virgem aos três pastorinhos, 13 de maio, tem uma relação especial com este local abençoado e tem por hábito fazer peregrinações a Fátima, a maioria delas na companhia do padre João Luís Silva, de quem é amiga. Desta vez, decidiu convidar o cantor, que, desde o falecimento da filha, tem desenvolvido o seu lado espiritual e a sua crença na vida após a morte, para a acompanhar. Tony Carreira juntou-se assim a Fátima Lopes, ao pároco e a mais três amigos e, apoiados uns nos outros, embarcaram nesta demanda de fé e esperança.
O balanço desta experiência foi extremamente positivo para o intérprete de “Sonhos de Menino”. “Ao chegar, senti e vivi um misto de emoções completamente diferente de todas as outras vezes”, confessou Tony, que não quis deixar de agradecer publicamente aos que estiveram ao seu lado nesta aventura, tornando-a ainda mais mágica. “Foi muito gratificante fazer o percurso com o grupo que me acompanhou. Agradeço ao padre João, à Célia, à Paula e ao Manuel por me terem ajudado a percorrer este caminho.” O cantor fez ainda questão de dedicar algumas palavras especiais à apresentadora. “Quero agradecer à minha querida amiga Fátima Lopes não só a companhia mas todo o carinho que colocou na organização deste grupo e nesta caminhada. Será mais uma recordação bonita que irei guardar”, disse.
Nas várias imagens divulgadas nas redes sociais em que surge ao pé da amiga, é possível perceber que o cantor estava verdadeiramente emocionado durante esta aventura, chegando a ser percetível em algumas fotos que se comoveu e chorou, em solo sagrado. Fátima Lopes, por seu lado, também não escondeu as sensações que esta viagem com Tony Carreira lhe despertaram. “É a primeira vez que o Tony Carreira faz uma peregrinação a pé a Fátima. Acolhê-lo e acompanhá-lo na fé e nesta caminhada é uma alegria para mim, para o padre João e para os peregrinos que nos acompanham”, afirmou.
A apresentadora também publicou várias fotos nos seus canais oficiais ao lado do “cantor dos sonhos” e, numa delas, descreveu o que lhe ia na alma assim que pisou o solo abençoado. “É impossível descrever o que senti quando chegámos ao Santuário. Alegria, emoção e gratidão”, pode ler-se. Tony Carreira sempre se assumiu como um homem de fé, mas as suas crenças tomaram outra dimensão depois da morte da filha. Sara Carreira faleceu a 5 de dezembro de 2020 na sequência de um acidente de viação e desde esse dia que Tony vive na certeza de que um dia se há de reencontrar com a sua menina, na eternidade. “Através da fé, estou à procura de encontrar algumas respostas. Eu, que não cria na vida depois da morte, hoje acho que acredito”, disse o cantor numa entrevista a Manuel Luís Goucha, acrescentando: “Tenho a minha fé, à minha maneira, e quero acreditar que ela [a filha] está num sítio especial”. Nos seus concertos também tem deixado claro que acredita que muitas vezes “sente a presença” de Sara enquanto canta e quando vê uma borboleta. Quem convive e trabalha com o artista é testemunha da sua fé. “O Tony acredita profundamente que a filha está noutra dimensão, a olhar por toda a família, e isso dá-lhe força para continuar a ser um homem melhor, todos os dias”, diz fonte próxima do clã Carreira.