Não se conheciam, mas em apenas um ensaio criaram uma cumplicidade que se tornou amizade. Diogo Carvalho, 27 anos, e João Bettencourt, 20, brilham em “Quero é Viver” e, em conversa com o nosso site, comentam o casamento gay na TVI. Com a ajuda das suas personagens, têm ajudado a quebrar preconceitos. E o casamento de Tomás e Matias é mais um deles.
No passado, já a novela “O Beijo do Escorpião” havia tido um enlace entre dois homens, mas não num casal com um percurso como o deste nem tão novo. “É um orgulho enorme fazer parte disto”, começa por dizer Diogo Carvalho à TeleNovelas. “O casamento gay ainda é proibido em muitos países, em Portugal não, mas estarmos a fazer isto são portas que vamos abrindo para a sociedade e para a cabeça das pessoas. É muito importante”, concorda o parceiro de cena. Ambos não têm dúvidas, ainda assim, que este é um tema que tende a deixar de o ser. “Queremos que isto não seja um tema, que seja algo normal. É completamente indiferente se é um casal homossexual, heterossexual. Foi sempre com essa ideia, com essa mensagem que trabalhámos”, acrescenta o intérprete de Tomás.
Na opinião de João Bettencourt, estas personagens têm ajudado a lidar com o preconceito. “As pessoas estão a conseguir cada vez mais ter o pensamento aberto. É difícil mudar de um dia para o outro, mas, com o tempo as pessoas irão conseguir perceber que é uma coisa natural. Não vale a pena estar a forçar uma coisa, olhem isto é ser homossexual, isto é ser heterossexual. É uma coisa natural que é o que acontecer e a pessoa não escolhe”.
Amizade fora dos ecrãs
Por esta altura, as gravações já terminaram. E a verdade é que após dez meses a trabalharem juntos, os dois atores criaram uma grande relação de amizade. Tanto é que era comum irem ao ginásio juntos ou até jantar fora. Essa cumplicidade ajudou em cena. “Foi completamente indiferente, seja um homem ou uma mulher. Não tinha intimidade com a pessoa, vou sempre construi-la ou criá-la. E com o João foi isso. Algo que cresceu. Claro que ao início, não por sermos dois homens, mas por seremos dois desconhecidos, houve alguma necessidade de criarmos química que criámos até pelo lado da amizade”, explica Diogo Carvalho. João Bettencourt ainda brinca e esclarece que a sua namorada na vida real não tem ciúmes: “A minha namorada sabe que é o meu trabalho, que se sobrepõe sempre a tudo o resto. Não há constrangimentos”, ri-se.
Como tudo começou
Mal começaram a gravar, e para se tornarem mais íntimos, os dois atores decidiram ir jantar fora… com as namoradas! “Demo-nos logo muito bem e decidimos ir jantar com as nossas namoradas e isso foi engraçado, porque criámos logo uma relação não só nossa, mas também delas”, confidencia João Bettencourt.