Noémia Costa e Licínio França foram casados por 22 anos e tiveram uma filha, Joana. Entretanto, o casamento chegou ao fim em 2007, quando a atriz falou publicamente que o marido a terá traído diversas vezes e que ela mesma terá sido vítima de violência doméstica. Contudo, anos mais tarde o ator foi diagnosticado com Alzheimer, e Noémia foi acusada de o ter abandonado num lar.
Numa entrevista recente a Manuel Luís Goucha, Noémia Costa fez questão de falar sobre as acusações em relação a Licínio França. “Nunca fiz mal a ninguém. Nunca fui má para ninguém. Portanto tudo aquilo me fazia confusão, por tudo aquilo que inventaram”.
Depois, a atriz confessa: “Diziam que eu tinha deixado o Licínio. Claro, separei-me do Licínio, sete anos depois o Licínio fica com Alzheimer. Sete anos depois! Eu por acaso gostava que me dissessem quais são as pessoas que se separam e depois continuam durante dois anos e tal a cuidar. Eu continuei a cuidar do Licínio e depois tive de me libertar”.
“O Licínio já partiu, mas partiu sempre acompanhado pela filha”, garante Noémia, que destaca ainda que este é um assunto resolvido para si. “Aliás, eu quando vi o Licínio, porque ia ao lar, nunca faltou nada ao Licínio”. Licínio França morreu a 30 de janeiro de 2021, num lar, aos 67 anos.