Tony Carreira recebeu na tarde desta quinta-feira, 25 de julho, o grau de comendador da Ordem do Infante, das mãos do Presidente da República. A cerimónia de condecoração decorreu na Embaixada de Portugal em Paris, para onde Marcelo Rebelo de Sousa deslocou-se também para acompanhar o início dos Jogos Olímpicos, que começam na próxima sexta-feira, dia 26.
“Estamos a homenagear um grande da comunidade”, destacou Marcelo, que elogia: “Não podemos esquecer o que ele tem de significado para a comunidade”. O presidente falou sobre a presença do “cantor dos sonhos” nas diferentes comunidades portuguesas no exterior, especialmente em França. “Bastava essa sua presença, essa sua solidariedade, essa sua comunhão com estas famílias portuguesas”, afirma ainda Marcelo, justificando a condecoração. “Sempre trabalhando para elas e com elas”, concluiu.
Por sua vez, ao receber o grau de comendador, Tony Carreira agradeceu. “Não conseguimos fazer nada sozinhos. Quero agradecer a todos os amigos que aqui estão. Queria agradedcer aos portugueses no geral”, disse ainda. “Sem estas pessoas eu não estaria aqui no dia de hoje.”
Além disso, Tony destacou que é o que é graças aos portugueses, mesmo aqueles que não são seus fãs. “Gostem ou não das minhas canções, os portugueses têm por mim e pela minha família um carinho muito especial e que eu agradeço”.
Outros famosos que já receberam a condecoração são Herman José, Simone de Oliveira ou a fadista Carminho.