Em breve em “Senhora do Mar”, Joana descobre que a mãe a traiu. Isso porque Alex vai à casa da mulher para tentar ver Júlia do Mar. Mas Joana não está e quem o atende é Judite, que fica em choque ao vê-lo.
“Eu sei que, pelo menos nisto, está do meu lado. Essa bebé é minha filha. Eu tenho o direito de a ver. Eu e a Joana temos os nossos problemas… E vamos resolvê-los com a ajuda dos advogados e do tribunal de família….”, atira ele. “Vais dar-lhe o divórcio?”, pergunta a antiga professora. “Não quero estar com quem não me quer… e a Paula está comigo… Mas a Júlia do Mar vai ser sempre minha filha… isso nenhum tribunal me pode tirar… Ninguém me vai tirar a minha filha. Por isso, dê-me uma oportunidade de fazer as coisas bem com a minha filha, Judite. Por favor…”.
Judite sente-se com pena dele e lembra-o de que disse que queria que Joana fizesse um aborto. Mas o bandido volta a manipular a sogra. “A Judite nunca disse nada que não sentisse?! Da boca para fora? Eu só quero vê-la. Deixe-me vê-la, pegar-lhe ao colo. Por favor… Este é um pedido de pai para mãe”. A avó da bebé ainda hesita, mas acaba por ceder e dar-lhe passagem. Emocionado, o bandido pega na bebé. “Ela é tão pequenina…”, comenta, por fim.
Assim que ele sai Judite arrepende-se mas é tarde demais. E em seguida é logo confrontada com as consequências do seu ato. É que, em “Senhora do Mar” Joana descobre que a mãe a traiu!
Joana vai com a mãe até ao hotel, pronta para uma reunião com Artur. Cruzam-se com Alex que quer ver Júlia do Mar. Quando Joana recusa, o vilão conta-lhe que quer voltar a ver a filha, deixando claro que Judite o permitiu. Em choque, Joana zanga-se com a mãe, que continua a tentar justificar-se . A veterinária diz-lhe que perdeu toda a confiança que tinha nela.