Morreu este sábado, 10 de Agosto, Maria de Loures de Sousa. A mãe de Manuel Luís Goucha perdeu a vida um mês depois de chegar aos 101 anos. Fiel espectadora do programa dos filhos era uma das suas maiores fãs. Mesmo que a estrela da TVI nunca o quisesse dizer. A verdade é que em diversas entrevistas, o apresentador já antecipava esta trágica notícia. E em várias entrevistas, Manuel Luís Goucha fala sobre a morte da mãe.
O que dizia o apresentador
Ainda numa entrevista a Maria Cerqueira Gomes abordou o assunto. “Às vezes penso na inevitabilidade de perder a minha mãe”, assumia primeiramente. Em seguida, revelou a estratégia que tinha para encarar esta perda. “Quando toca o telefone e é o meu irmão, também por defesa, o que eu pergunto é, nem digo boa tarde, digo ‘a mãe morreu?’. Tenho-o do outro lado a dizer ‘parece que é parvo’. E eu digo, isto um dia vai acontecer. Um dia destes é esse o teu telefonema”.
A verdade é que o comunicador sabia que era algo inevitável. “Claro que às vezes penso que vou perder a minha mãe. Mais depressa do que poderia até julgar, porque ela está com 100 anos”. Mas, algo que o tranquiliza, foi todo o tempo que teve o privilégio de a ter a seu lado. “A tristeza de a perder é compensadíssima com a alegria de a ter tido para já 69 anos. É a maior graça que a vida me deu ter uma mãe com 100 anos”.
Já numa outra entrevista, mas ao “Dois às 10”, recordou imagens antigas e não teve dúvidas. “A minha mãe era uma mulher líndissima”. “Que bom que foi ter uma mãe como ela”, atirava, acreditando que a mãe iria morrer de uma forma natural. “Acho que se vai apagar que nem um passarinho”. Até ao momento ainda não se sabem as causas da morte de Maria de Lourdes Sousa.
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!