Três meses depois de se tornar público que José Castelo Branco está a ser investigado por violência doméstica contra a mulher, Betty Grafstein, a revista norte-americana Vanity Fair publicou um longo artigo sobre o polémico caso. E o filho da joalheira de 95 anos fez revelações surpreendentes à publicação. Afinal, Roger Basile afirma que Betty Grafstein não tem dinheiro e vive da segurança social.
“Estive em silêncio porque isso acontece há muito tempo”, começou por dizer o empresário à revista, justificando o motivo para não ter denunciado José Castelo Branco antes. “Não queria falar sobre coisas que outras pessoas ainda não soubessem”. Entretanto, Basile diz que soube das alegadas agressões ainda no início da década de 1990, quando foi chamado por amigos da mãe até Portugal. “Quando cheguei lá, ela estava negra e azul, das nágedas até o pescoço, onde José derrubou-a e chutou-a já no chão”, contou.
Filho de Betty Grafstein diz que a mãe não tem dinheiro e vive da segurança social
À mesma publicação, Roger Basile revelou ainda que a mãe não tem uma grande fortuna, como se especula. “Minha mãe não tem nenhum cêntimo!”, afirmou o filho de Betty Grafstein. Além disso, o empresário diz que hoje, as únicas posses da mãe são as roupas e joias pessoais e a casa em Sintra, que atualmente é arrendada para Pedro Pico. Para Basile, a história da riqueza de Betty Grafstein é uma invenção de José Castelo Branco. “José inventou estas histórias e os dois tornaram-se celebridades em Portugal. E ela aceitou porque gostava da atenção”.
Ainda segundo a reportagem, o tíitulo de Lady poderá não ser real, assim como a suposição de que Betty Grafstein terá uma fortuna avaliada entre 25 e 500 milhões de dólares. Além disso, o apartemento onde o casal vivia em Nova Iorque é, na verdade, arrendado, e tem um valor de aluguel congelado, abaixo do praticado atualmente no mercado imobiliário.