Os incêndios que fustigaram o distrito de Aveiro nos últimos dias já causaram vítimas mortais, dezenas de feridos e geraram pânico em algumas figuras públicas. Em Oliveira de Azeméis viveram-se momentos de enorme aflição. Fanny Rodrigues e a família tiveram as chamas bem perto da sua habitação. “O fogo está a 1km de nossa casa. Isto é assustador e não estamos a ver as chamas. Agora imaginem quem, infelizmente, está a lutar pela sua casa”, partilhou, nas redes sociais, Carina Rodrigues, irmã da apresentadora de “Somos Portugal”.
Muitas autoestradas estiveram cortadas. Na tarde de segunda-feira, Maria Cerqueira Gomes ficou “presa numa zona que se chama Pinheiro da Bemposta”, no município de Oliveira de Azeméis. “Estou num parque de estacionamento, o ar está irrespirável”, disse a estrela da TVI aos seus seguidores.
Perante cenário de terror, a apresentadora Filomena Cautela alertou para a urgência de um reforço de condições dos soldados da paz e não só. “Que digamos aos governos e partidos que esta é uma prioridade para nós: olharmos para o dia a dia, para as condições de trabalho dos bombeiros e no INEM.” Em Nelas, distrito de Viseu, o fogo não dava tréguas. Recorde-se que é nesta região que a atriz Sofia Alves passa grande parte do ano.
colégio evacuado
Os incêndios já tinham causado grande preocupação e o dia 11 de setembro ficou marcado por um fogo de grandes proporções que deflagrou ao final da tarde na localidade de Belverde, na Amora, a escassos quilómetros de uma das zonas habitacionais mais exclusivas da periferia de Lisboa, a Herdade da Aroeira. As chamas chegaram a ameaçar casas e a preocupar moradores. Na mesma tarde decorria no hotel Altis de Belém a apresentação da nova grelha de programação da TVI e Fernanda Serrano viu de perto o flagelo que assolava aquela zona, pois a sua moradia fica localizada exatamente na Herdade da Aroeira.
“Fiquei muito ansiosa e vi o início do incêndio. Foi muito rápido até às proporções que tomou e o vento não ajudou nada. Pedi à TVI para ser libertada logo no início da ‘Parada das Estrelas’ para estar junto deles. Não é uma gestão que seja fácil porque tinha os meus filhos e os meus pais lá, o colégio dos miúdos foi evacuado”, revelou a atriz, confessando a preocupação: “Disse aos meus filhos que no dia seguinte seria o primeiro dia de aulas e tinha a expectativa de que tudo corresse de forma normal, mas as mães nunca descansam!”.
“Foi horrível!”
Horas mais tarde, na estreia do musical “Querido Evan Hansen”, no Teatro Maria Matos, foi Carolina Carvalho quem partilhou o seu receio. A companheira de David Carreira só marcou presença no evento após certificar-se de que a sua habitação estava fora de perigo. “Felizmente está tudo bem com as nossas coisas. Mas assustei-me, nós vivemos na margem sul do Tejo, a creche do Lucas também é lá. Assustei-me de facto, porque comecei a receber alguns telefonemas, as pessoas queriam saber se estava tudo bem. Estava a trabalhar e fui logo para casa”, disse sobre o que viveu nessa tarde.
“Estava em pânico! Felizmente o incêndio não chegou à nossa zona. À chegada, vi várias pessoas na estrada a tentar fugir, portanto, foi de facto horrível”, confessou Carolina. A protagonista da novela da SIC “Papel Principal” colocou em causa a sua presença no evento que reuniu muitos colegas de profissão. “Ponderei se vinha ou não à estreia do musical. Entretanto, percebi que estava tudo a ficar mais ou menos controlado e decidi vir.”