Pode parecer estranho, mas para muitas mulheres a relação sexual nem sempre significa prazer. É o que revelou uma pesquisa recente a qual 30% das mulheres sente dores durante o acto sexual. Segundo o ginecologista Paulo Gomes, este incómodo pode ter várias causas. “Por isso, apenas um ginecologista poderá descobrir o que os está a provocar.” Veja alguns problemas que causam dores durante as relações sexuais e dê mais prazer à sua vida.
Preliminares precisam-se
Existem casos em que o casal parte logo para o sexo. Para que a relação seja mais agradável, a mulher precisa de estar bastante excitada e bem lubrificada. Desta forma, a vagina alarga-se e aprofunda-se e fica pronta para receber o pénis. Estas alterações, só acontecem graças à excitação. Como tal, é preciso apostar nos preliminares. Este “aquecimento do motor” é fundamental.
Lubrificantes resolvem
Sempre que fica excitada, a sua vagina fica molhada. Essa é uma reacção natural do organismo que facilita a penetração. Mas distúrbios hormonais podem diminuir essa capacidade de lubrificação e deixar a vagina menos elástica. Por isso, o atrito entre o pénis e a vagina provoca dores. Uma boa solução é usar lubrificantes vaginais.
Tente descontrair
O vaginismo é uma disfunção sexual que transforma a relação num sacrifício. Trata-se de uma forte contracção involuntária dos músculos da vulva e do ânus, que pode dificultar ou até impossibilitar a penetração. As causas podem ser orgânicas ou emocionais. Relaxar no ato sexual é a melhor forma de oevitar.
Atenção à higiene íntima
Dor no baixo-ventre, ardor e dificuldade em urinar podem indicar uma cistite, uma das infecções mais comuns entre as mulheres. Muitas sofrem com a doença por não terem cuidados com a higiene. Para fugir desse problema, evite a humidade nas cuecas, beba muita água e cuide com carinho da higiene íntima.
Deixe respirar
O mais comum dos distúrbios ginecológicos é a candidíase, causada por um fungo que adora calor e humidade. Provoca comichão, inchaço nos lábios vaginais e dores no acto sexual. Para fugir do problema, evite cuecas de tecido sintético e calças apertadas. Deixe as suas partes íntimas respirarem com tecidos em algodão.