![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2019/10/iStock-1167524148-1024x683.jpg)
Sentimentos como culpa, ingratidão, tristeza, medo e insegurança diminuem a nossa autoconfiança.
A terapeuta quântica Elainne Ourives lista dicas para aumentar o amor-próprio e ser mais feliz
Aprecie-se
Quando estiver sozinha, feche os olhos, respire fundo e mentalize coisas que aprecia em si. Exemplo: gosta de ajudar as pessoas? E de fazer os outros rir? Dê valor a isso!
Não se compare com os outros
Não vale a pena ficar a comparar–se com os outros e nem diminuir–se por algo que alguém possui e você não. Valorize e realce as suas qualidades!
Seja sempre grata
Veja as coisas boas que estão em seu redor e, principalmente, o bem que existe dentro de si. Assim, a sua realidade será mais aprazível e feliz.
Comemore as suas conquistas
Todas as vitórias têm de ser celebradas e realçadas na sua vida, pois, assim, estará no caminho da felicidade e da abundância.
Seja positiva
É normal que, de vez em quando, pensamentos negativos surjam. Mas é importante deixar de lado o que acontece de mau e focar-se no lado positivo dos acontecimentos. Por isso, liste tudo de bom que acontece e guarde num lugar de fácil acesso. Quando estiver a sentir-se mal, pegue nessa lista para se lembrar tudo de incrível que conquistou.
Trace metas
Escreva no papel todos os seus desejos e deixe-o em algum lugar da casa em que esteja sempre, como o seu quarto. Coloque prazos para alcançar esses objetivos.
Esteja perto de quem lhe faz bem
Tire alguns dias por semana ou por mês para socializar e encontrar pessoas de que gosta e que lhe fazem bem.
Faça algo por si todos os dias
Beber um cafezinho a meio do trabalho, tomar um gelado depois do almoço, ler um capítulo do livro de que tanto gosta antes de dormir… Essas atitudes fazem-na feliz? Então, coloque-as em prática! Permita-se viver e ter prazer com as pequenas coisas da vida!
Viva o presente
Não importa o que já viveu ou o que pode acontecer no futuro. O importante é viver o hoje e ir atrás daquilo que vai fazê-la ainda mais feliz todos os dias.
Elimine a culpa
Sentir-se constantemente culpada por algo que fez ou deixou de fazer é um dos principais fatores que nos deixam desanimadas. Procure eliminar esse sentimento e substitua-o pela gratidão.