
A Na dúvida, vá!
Mesmo que não esteja muito entusiasmada com o evento, trata-se de um momento descontraído para celebrar as conquistas do ano – e também de uma oportunidade para ampliar a sua rede de contactos. Estar presente demonstra o seu interesse pelos assuntos da empresa e melhora sua imagem perante os colegas.
B Não é possível comparecer?
Ainda assim, agradeça o convite e informe o motivo pelo qual não poderá estar presente.
C Não se atrase.
Se chegar muito tarde, é possível que algumas pessoas já tenham ido embora. Dessa forma, não poderá cumprimentar e usufruir da companhia de todos.
D Não exagere na bebida!
Este é um dos erros mais comuns nas confraternizações empresariais. Alterada pelo álcool, pode acabar por dizer ou fazer algo que prejudique a sua reputação. E nada de conduzir depois da festa!
E Evite os grupinhos.
Colabore para que o ambiente seja de igualdade e circule pelo evento, de forma a relacionar-se com todos os presentes. Dê atenção ao vestuário, sem cair em exageros!
F Vista-se para a ocasião.
Se a celebração for à noite, é permitido usar roupa com detalhes brilhantes e salto alto – desde que o decote não seja exagerado e as restantes peças não sejam demasiado curtas ou justas.
G Nota que um colega está a exagerar? Tente ajudá-lo de forma subtil.
Caso ele se exalte na conversa ou diga algo que não cai bem, tente desviar a atenção dos demais para outro tema.
H Evite dançar de maneira extravagante.
Ou demonstrar interesse por algum colega de trabalho durante o evento – afinal, não quer que toda a empresa fique a saber!
I Procure falar sobre temas neutros.
Evite discussões acaloradas, assuntos polémicos e mexericos sobre os restantes funcionários.
J A hora certa de ir embora.
Os chefes acabaram de sair? Aguarde um pouco antes de abandonar o local, para não parecer que só estava lá para causar boa impressão.
K Pense bem antes de agir.
Lembre-se que, depois da festa, vai continuar a conviver diariamente com as pessoas que estavam lá. Evite constrangimentos no dia seguinte!