Os meus filhos estão a ficar bastante tristes e já pensei ir buscar um cãozinho ao canil. Era uma ideia que já tinha antes da pandemia, mas agora sinto ainda mais vontade porque acho que lhes ia trazer alegria e conforto. Posso ir buscar um cão? Os canis estão abertos? Moro num apartamento, o que me aconselha? Natália, Faro
Olá, Natália. Sim, se a sua intenção é adotar um animal, não será pelo atual cenário que não o fará. Contudo, deverá ter em consideração alguns aspetos importantes. Qualquer que seja o momento em que adote um cão, está a assumir um compromisso que dura anos, sendo uma responsabilidade grande a introdução do novo membro na família. É possível que muita coisa mude na sua rotina e na da família.
Considere o tempo que tem disponível para cuidar de um cão agora, mas também após este período de quarentena. Pense ainda em uma ou duas soluções de com quem vai ficar o seu cão durante a sua ausência, por exemplo, nas férias. É possível contactar as associações e canis responsáveis por adoção e, caso possa, agendar uma visita. Se não se puder deslocar, há associações que permitem adoções à distância e fazem mesmo “visitas online”. À sua disposição terá todo o tipo de cão.
Escolha um que se adapte ao vosso estilo de vida e ao apartamento em que vive, sobretudo, tenha em conta o porte, a idade e o nível de atividade. Terá em casa um animal eternamente grato com um custo inicial zero comparativamente com a compra de um. A maioria dos cães adotados já vem com as vacinas, esterilizados e, por vezes, já muito bem sociabilizados. Um animal de estimação é sempre uma excelente companhia, especialmente se tiver crianças em casa. A interação diária com o seu cão aumentará os níveis de algumas hormonas que reduzem o stresse e contribui para a estabilidade psicológica. Deverá fazer com ele atividade bidiária com passeios ativos e jogos interativos que contribuam para o aumento do seu exercício diário.
Não se esqueça de recorrer a um médico veterinário para um acompanhamento do estado de saúde do seu novo animal de companhia. Por fim, deixo-lhe uma pequena e pessoal sugestão. Siga o projeto BeMyFriend.pt, onde encontrará centenas de fotografias de diversos cães para adoção espalhados por todo o País. Boa sorte.