De partida para a lua-de-mel, o visconde e a sua nova mulher nem imaginam que irão ser raptados e baleados por Libório. Concha é a primeira vítima mortal
Terminada a cerimónia íntima de casamento em casa dos Girão, Geraldo e Concha saem para a rua, onde o povo espera os noivos para os saudar. Entre eles, está Joana Rita que, apesar de insultada pelos populares, que a chamam de ladra, ainda consegue enfrentar o visconde e ameaçá-lo de que vai pagar por tudo o que lhe fez. O casal ignora-a e dirige-se para o carro. Avelina, qno meio da multidão, entra em pânico ao ver que ao volante do carro dos noivos está Libório, disfarçado de motorista. Para evitar o pior, a mãe de Felicidade, persegue o carro na sua mota. Libório, entretanto, sai da estrada principal e mete-se por um caminho de terra. Geraldo estranha e pergunta-lhe o que se passa, reconhecendo Libório, assustado. O ex-capataz aponta-lhes uma arma e obriga-os a sair do carro. O casal, a medo, sai e cumpre o que Libório lhes ordena, começando a cavar uma cova, ainda vestidos de noivos. Quando o buraco já está fundo, Libório atira a matar sobre a mulher, e sobre Geraldo. Mas no momento em que dispara sobre este, chega Alípio, que dá um tiro a Libório. Nesse momento, chega Avelina, que vê apenas Libório no chão, e Geraldo e Concha na cova. Desesperada e em lágrimas, vai pedir auxílio.
Pepito apaixonado por Maria Clara
Violeta Orvalhada come um gelado de forma provocadora, na esplanada. Pepito Mastín passa de carro e fica extasiado. Ela, sensual, levanta-se e atravessa a rua mesmo à frente do carro do cantor e, qual vamp, deixa cair um lenço que ele corre a apanhar e guarda como recordação. No lenço, vê as letras V.O., de Violeta Orvalhada. Decidida a trocar as voltas ao cantor, Maria Clara afasta-se na direção da câmara. Ali, sem ningém ver, troca de roupa e volta a ser o “patinho feio” de sempre.
Joana Rita na prisão com o ex-amante
Geraldo chama algumas pessoas à pensão. Com ele, estão Concha e Hermano, Madalena e Rogério. Matias e Zé Maria também lá e, atrás deles, chega Joana Rita, vestida de empregada. O visconde anuncia que já tem a prova de que Hermano é inocente e de que foi Joana Rita quem roubou as joias, mostrando o medalhão e o certificado de compra que conseguiu em Paris. Joana fica furiosa e tenta atacá-lo. Geraldo confronta-a, ameaça-a, e diz-lhe que chamou a polícia. Os dois envolvem-se numa briga e acabam por ser levados para a prisão, onde têm de partilhar a mesma cela.
Eva escolhe Matias
Quando ouve uma conversa do pai sobre a cilada que está a montar para meter Joana Rita na prisão, Eva telefona a Matias, para o avisar. No entanto, Concha ouve a conversa e desliga-lhe a chamada. Eva enfrenta-a e diz que vai contar ao pai que não concorda com o que se está passar. Geraldo, ao ouvi-la, fica furioso e volta a fazer-lhe um ultimato: tem de escolher entre si ou Matias. Eva não cede e, dizendo que ama o rapaz, não se vai separar dele nunca.