No dia 24, terça-feira, Rúben da Cruz ficou a saber do estado de saúde da ex-namorada, Sofia Ribeiro, e anunciou imediatamente a sua vontade de abandonar “A Quinta”. A notícia foi dada pela mãe do DJ, que foi para a Venda do Pinheiro gritar a informação ao filho. Triste com o que está a acontecer, Rúben reuniu os colegas na sala para lhes fazer um comunicado: “Vou abandonar esta casa. Há uma pessoa lá fora que eu amo e acho que está com cancro”.
O DJ acabou por referir que preferia ter sabido da situação pela produção, e conta que apesar de “o dinheiro lhe fazer falta”, prefere estar ao lado de Sofia durante este momento mais difícil.
Já há noite, durante as nomeções, Teresa Guilherme anunciou que Rúben iria ser expulso da competição por não ter obedecido às ordens da produção ao ficar na rua a ouvir a mensagem que lhe estavam a gritar. “Isto é um jogo e vai ter de haver uma punição. Independentemente do teor dos gritos, não é assim que se faz”, avisou a apresentadora. Teresa revelou ainda que já tinha falado com Sofia Ribeiro e que ela tinha pedido para não falarem com Rúben sobre o seu estado de saúde.