Desde o início do jogo, Diogo não tem falado muito da família. O concorrente de “Big Brother” recusou-se a fazer provas como a linha da vida, pelo facto de que não quer abrir a privacidade da família e amigos próximos. Ao longo das galas foram poucas as vezes em que o público viu algum membro do círculo de Diogo, com a exceção de uma fotografia enviada para a casa em que apareciam os pais, e a visita de um amigo no domingo, 26 de julho.
Porém, a poucos dias da final do “Big Brother”, a mãe de Diogo quebrou o silêncio. Maria de Lurdes conversou em direto com Manuel Luís Goucha e Maria Botelho Moniz na manhã desta sexta-feira, 31 de julho, por telefone. Na conversa, a mãe do concorrente disse sentir “muito orgulho” da prestação do filho no programa. “Pela sua educação, pela sua postura… Por ver que este BB foi todo a volta do Diogo. Pela sua riqueza de sentimentos”, justificou Maria de Lurdes.
Maria Botelho Moniz perguntou então sobre a posição calma de Diogo, que evita reagir e entrar em conflitos. Maria de Lurdes afirmou: “O Maria, eu só posso responder assim: Aceitem que dói menos.” Manuel Luís Goucha então perguntou sobre o tema saúde mental, que foi o escolhido por Diogo para defender ao longo da trajetória na casa:“Eu agradeço ao meu filho. Porque eu própria trato-me há vinte e tal anos, com uma psiquiatra, porque eu tenho uma depressão crónica. Sou muito ansiosa. E o Diogo veio buscar esse lado mal da mãe”, disse Maria de Lurdes.