A segunda temporada de Nazaré chegou ao pequeno ecrã recheada de novidades. Mikaela Lupu, de 24 anos, que desempenha o papel da ciumenta Vânia, é uma delas. Na história, a jovem é (a eterna) noiva de Toni (Afonso Pimentel) e promete repreender o amado, que parece dirigir-se mais carinhosamente à ex-namorada do que à atual… À revista “TeleNovelas”, a atriz começou por contar como recebeu o convite para integrar o projeto. “Fiquei muito contente! Já acompanhava a novela, porque tinha muitos colegas com quem já trabalhei e dava um olhinho de vez em quando. E fiquei muito contente por ser a personagem que é… Faz parte do núcleo cómico e é a primeira vez que faço uma personagem divertida.” Entrou a meio da produção fictícia, o que considera “sempre ingrato”, mas agora já se sente plenamente segura. “No primeiro ensaio, foi imensa informação e eu cheguei a casa e pensei ‘o que é que eu vou fazer à vida?’, mas, aos poucos, cena a cena, as coisas foram assentando e fui construindo a personagem.”
Rendida a Afonso Pimentel
O ambiente é de sonho, como revela à nossa revista. “Tem sido muito bom gravar com o meu núcleo, divertimo-nos imenso, estamos sempre a rir. E o Afonso… As coisas já estão escritas para ser cómicas, mas ele ainda dá mais três voltas àquilo”, elogia, rendida à interpretação do colega. As cenas fluem com tanta naturalidade que Mikaela chega a confidenciar que é obrigada a conter-se para não se “desmanchar” a rir durante as gravações. “Faço um esforço enorme porque, às tantas, temos de avançar. Ele tem mesmo muita graça, não é só na história.”
“A Vânia não é uma vilã”
A personagem está ainda a mostrar ao que vem, mas a atriz já a defende com grande convicção e garante que, ao longo da trama, não será nunca uma ameaça para Nazaré. “A Vânia não é uma vilã. Tem ali uma picardia que é perfeitamente normal e, estando grávida, com as hormonas todas aos saltos, é natural que lhe faça muita confusão que o Toni continue a tratar a Nazaré com termos carinhosos, quando, em relação a ela, não o faz. E isso cria uma disputa entre as duas, mas nada que se vá desenvolver… É um ciúme, mas é saudável e perfeitamente normal.” Por isso, se o espectador pensa que é ela a próxima a infernizar a vida da personagem de Carolina Loureiro, pode esquecer a ideia. “Não, não a vou envenenar, nem nada disso!”, afiança.
Casamento à vista?
Certo é que ainda vamos poder deliciar-nos com as muitas peripécias que envolvem a gestação de Vânia. “A gravidez vai durar o tempo normal. Tenho ideia de que, dentro de um mês, já estará o bebé connosco. Até agora só gravei grávida, praticamente.” E casamento, haverá? “Nem eu sei! É um sonho grande da Vânia e ela vê essa possibilidade com o Toni, mas também não tem toda a paciência do mundo e não sei até que ponto não se vai cansar de andar ali a insistir com uma coisa que nunca mais acontece…” Ciúmes é que, sim, estarão com toda a certeza na ordem do dia. “Vão continuar. Com a evolução da gravidez, mais impaciente vai ficar a Vânia…”, desvenda-nos, enigmática. Fica, assim, a promessa de muitos episódios para ver a interação entre Vânia e Toni… a chorar a rir.