
O desejo de Daniel Oliveira em ter Ljubomir Stanisic na SIC não é recente. Com a saída de Cristina Ferreira para TVI, o diretor-geral de Entretenimento do grupo Impresa apontou todos os esforços para contratar o chef de 42 anos, de quem é amigo de longa data. Sexta-feira, 14 de agosto, foi o dia escolhido para o anúncio.
O comunicado oficial saiu por volta das 13 horas e só poucos minutos antes Ljubomir terá comunicado a Nuno Santos (diretor-geral da TVI) a sua decisão. “Ele telefonou ao Nuno Santos nessa manhã e comunicou-lhe que estava de saída. Na TVI foram completamente apanhados de surpresa”, conta-nos uma fonte conhecedora do processo. Minutos depois, a SIC exibia publicamente a nova contratação em comunicado: “Ljubomir Stanisic reforça a equipa da SIC a partir de setembro. O chef aceitou integrar um conjunto de novos projetos transversais no grupo Impresa, que terão expressão máxima na SIC generalista e nos diferentes canais do grupo e também na nova plataforma streaming que a SIC irá lançar [no final do ano]”.
“Surgiram novos desafios e oportunidades”
A revista “TvMais” falou com Ljubomir Stanisic, que se mostrou entusiasmado com o futuro profissional que o espera: “Adorei o percurso que fiz na TVI, agradeço o que fiz e os amigos que deixo. Simplesmente surgiram novos desafios e oportunidades. Vou para a SIC, mas não vou para entrar numa guerra televisiva. Vou para trabalhar! Sou amigo do Daniel [Oliveira] há muitos anos”. A partir de setembro, Ljubomir Stanisic junta-se ao grupo de estrelas da SIC para “apontar armas” à nova TVI, agora dirigida por Cristina Ferreira.
E, segundo a publicação, o chef deverá ser uma presença constante no ecrã. “Uma das ideias passa até por ele ir com frequência aos programas da manhã, para ajudar a alavancá-los”, conta uma fonte, acrescentando: “É certo que ele terá o seu programa [aos domingos à noite]. Como não poderá ser o ‘Pesadelo na Cozinha’, já se fala de que ele poderá ser a cara da versão portuguesa de ‘Hell’s Kitchen’, que tem algumas parecenças e que lhe assentaria como uma luva”, explicam-nos.
A revista “TvMais” sabe ainda que Ljubomir vai ganhar um ordenado entre os 10 e os 15 mil euros mensais. O valor pode variar consoante as audiências e os formatos em que estiver envolvido. Essa quantia é semelhante a outras grandes estrelas do canal, tais como Ricardo Araújo Pereira, César Mourão ou Bruno Nogueira.
A SIC pretende ter dois nomes de peso e prestígio aos domingos à noite (a concorrer contra “Big Brother”): Ricardo Araújo Pereira e Ljubomir Stanisic. Desta forma, a estação quer conquistar o reconhecimento do público das classes A-B. Para este público-alvo, a publicidade é a mais cara e elitista. “O Ljubomir tem uma intuição natural para a comunicação e é uma figura única na sociedade e no panorama televisivo português. A sua vinda para a SIC vai permitir que consolidemos a diversificação dos nossos conteúdos sob a matriz da ousadia e da criatividade nas diferentes plataformas”, revela Daniel Oliveira, que “rouba” assim um dos trunfos do canal rival.