Desde o primeiro contacto que nunca se deram bem e o facto de a pastora lhe ter roubado o seu grande amor ainda piorou a relação inexistente das duas irmãs, mas, em breve, um inesperado acontecimento vai levar a um volte-face na trama da TVI.
Tudo acontece na sequência do momento em que Vera cai das escadas e vai parar ao hospital em estado grave. Desesperada, a pastora diz a David não conseguir lembrar-se com clareza do que aconteceu para a irmã cair das escadas e ele conforta-a, mas num misto de sentimentos. É que o advogado não esconde alguma tensão por perceber que a namorada pode mesmo ter feito mal à modelo.
Enquanto isto, no hospital, Vera chora a olhar para Mercedes e Henrique a dizerem-lhe que ela sofreu uma grave lesão na coluna e pode correr o risco de ficar sem andar. Em lágrimas, a modelo mostra-se inconsolável e a mãe pergunta-lhe o que aconteceu para ela ter caído das escadas. Quando a filha vai para responder, Maria Rita entra no quarto com Suzy. Todos ficam expectantes para perceber o que é que Vera vai dizer.
Aproveitando a chegada da enteada, a amiga de Carmo vira-se para ela e, num tom intimidatório diz querer saber o que aconteceu para a sua filha ter caído das escadas. É então que a mãe de Maria assegura não se lembrar do que aconteceu, mas faz questão de enaltecer: “Tenho a certeza de que a Maria Rita era incapaz de me fazer mal”. Todos ficam sem palavras, sobretudo a pastora, que não percebe o que se passa com a irmã para falar daquela forma. Já Mercedes esboça um ar frustrado com a resposta da filha.