Maria João Abreu morreu nesta quinta-feira, 13 de maio, depois de sofrer dois aneurismas e ter ficado quase duas semanas internada em estado grave. Familiares e amigos já reagiram com emoção à partida da atriz, que marcou a história da ficção nacional com personagens inesquecíveis.
Maria do Céu é um dos papéis mais importantes da sua carreira. Em 2019 a atriz viveu a protagonista da série da SIC “Golpe de Sorte”, que fez tanto sucesso que ganhou outras 3 temporadas. Na trama, Maria do Céu era uma feirante que ganha no Euromilhões e vê a sua vida mudar.
A atriz também interpretou outras personagens marcantes ao longo da carreira na SIC. Dentre as mais recentes estão Cremilde Santos, da novela “Mar Salgado”, Dolores Matias, de “Amor Maior” e Isabel Galvão, da novela “Paixão”. Antes disso participou em novelas da TVI como “Espírito Indomável” e “Feitiço de Amor”, e em séries da RTP como “Conta-me Como Foi”, em 2007.
Uma das personagens mais marcantes da carreira foi Lucinda, de “Médico de Família”. Recorde aqui. Mulher do Norte, trabalhadora, com garra e muita energia, Lucinda conquistou o público português. Pela personalidade e graças a uma música que estava constantemente a cantar enquanto tratava da lida da casa.
A última personagem que Maria João Abreu interpretou foi Sãozinha na novela “A Serra”. A trama está a ser exibida no momento e ainda tem muitas cenas com a personagem a serem emitidas. Daniel Oliveira garantiu que a atriz estará no ecrã da SIC por muito tempo.
Veja também: Em entrevista ao Holofote.pt em 2019, Maria João Abreu falou da importância de ter interpretado Maria do Céu em “Golpe de Sorte”: “Foi o projeto da minha vida”