
Nesta segunda-feira, 7 de março, a RTP comemora 65 anos no ar! E para assinalar esta data especial, muitas caras da estação pública decidiram partilhar homenagens e lembranaças de momentos que marcaram a televisão portuguesa.
Uma das que recordou bons momentos do início da carreira foi Catarina Furtado. “Era pequena e perdia-me nos corredores quando o meu pai me deixava por lá enquanto ia trabalhar. Muitas vezes ficava a assistir ao Fungagá da Bicharada do Julio Isidro”, conta a apresentadora, que então fala dos tempos em que se estreou na RTP. “E era ainda pequena, tinha 19 anos ( há 3 décadas!!!!!!) quando me estreava como apresentadora à frente do TOP + (com realização do Diamantino Ferreira, que teve uma enorme responsabilidade na minha não desistência desta carreira porque eu só queria mesmo era a dança e o jornalismo!). Um ano depois fui convidada para a SIC para apresentar a MTV Portugal e por lá vivi intensos e felizes 10 anos”, recorda Catarina, que completa: “Em 2003 o Nuno Santos desafiou-me a voltar para a RTP tendo como trunfo : Operação Triunfo: um concurso mas acima de tudo uma escola de talentos.”
“Estou há 19 anos na casa onde SÓ tenho sido feliz. Sou muito grata por ter descoberto onde me encontro e por poder comunicar o que me acrescenta e acredito que também acrescenta ao país. Parabéns querida RTP pelos 65 anos e um abraço a cada um dos profissionais que faz com que a magia aconteça, vestindo orgulhosamente a camisola da nossa estação pública”, escreveu Catarina Furtado, dedicando uma mensagem especial à estação.
Também Tânia Ribas de Oliveira dedicou uma publicação especial à RTP. “Parabéns a ti, RTP, que és a casa de todos os portugueses e a ponte que ajuda a atenuar a saudade de quem te vê em qualquer parte do mundo. Parabéns pelos teus 65 anos e pelos mais de 20 que temos partilhado juntas! Obrigada pelos ensinamentos, pelas oportunidades, pela confiança, pelos amigos que me deste, pela possibilidade de conhecer pessoas inspiradoras e incríveis. Tudo o que sei da minha profissão, a ti te devo. O Malato, que também faz anos hoje, chamou-me uma vez “doce da casa”. Desta nossa casa, a primeira Televisão em Portugal, que deu asas a todos os sonhos! Que orgulho, chamar-te também minha! És nossa. Parabéns! São 65 anos de Televisão em Portugal que se comemoram hoje.”
José Carlos Malato, que também faz anos nesta segunda-feira, assinalou o aniversário da RTP com uma fotografia dos ensaios para a próxima gala do Festival da Canção. “Parabéns RTP por mais um aniversário! Culta e adulta! E parabéns a mim!”
Quem também fez questão de partilhar um tesourinho do início da carreira foi Nuno Markl, que se estreou na RTP em 1996. “No dia de aniversário da RTP, achei giro colocar lado a lado o Markl a estrear-se na RTP em 96 no programa Falatório e o Markl que daqui a umas semanas estará na RTP no @taskmasterpt. Igual”, brincou o radialista, que deixou ainda uma mensagem à estação pública: “Parabéns, RTP, primeira casa audiovisual de todos nós – seja porque lá trabalhámos, seja porque crescemos com ela.”