Apresentada com pompa e circunstância na manhã desta quarta-feira, 4 de Janeiro, no programa “Casa Feliz”, a atriz é o novo rosto do canal de Paço de Arcos. No entanto, no passado, Sofia Ribeiro recusou o papel que mudou a vida de Joana Santos. Ainda se lembra?
Em 2010, no auge da ficção da TVI, a atriz brilhava na pele de Clara em “Meu Amor”. Foi então que Nuno Santos, à época diretor de programas do canal de Paço de Arcos a escolheu para interpretar a vilã da novela que estava a preparar para a SIC. Nessa altura, uma trama aguardada com muita expectativa. Tratava-se de “Laços de Sangue”, a primeira co-produção entre a SIC e a TV Globo, escrita por Pedro Lopes e supervisionada por Aguinaldo Silva.
Diana Chaves já estava escolhida para a protagonista Inês e Diogo Morgado para o herói João. Faltava a grande vilã, Diana, que seria entregue a Cláudia Vieira, mas por estar grávida, acabou por não integrar o elenco. A direção de programas apontou então armas para Sofia Ribeiro, vendo nela a escolha ideal para o projeto. No entanto, a atriz viria a recusar este papel.
“Não me arrependo”
Recentemente, acabou por confirmar o sucedido em entrevista no podcast “É Preciso Ter Lata”. “Na altura até ia com melhores condições para a SIC, mas a verdade é que vi as coisas pelo coração e não me arrependo“, assegurou, explicando ainda: “Quis ficar no lugar onde tinham apostado em mim e onde me estavam a fazer crescer“. Foi desta forma que Sofia Ribeiro recusou papel que mudou a vida de Joana Santos.
É que, com a recusa da atriz, o canal de Paço de Arcos e a produtora SP Televisão viriam a fazer um casting para encontrar a vilã. Joana Santos, então com 25 anos, viria a ser escolhida. A personagem tornou-se num dos grandes destaques da história, que viria a receber um Emmy Internacional para Melhor TeleNovela no ano seguinte e que catapultou a carreira da atriz. Hoje, é uma das mais aclamadas profissionais da nossa praça.