Mostraram recentemente rotina de uma família numerosa num programa recente da RP1, o “Famílias Numerosas – A vida em XXL”. Contudo, Pedro e Raquel Gil vivem atualmente uma verdadeira tragédia. O casal, que é pai de 9 filhos, acaba de sofrer com a morte da bebé Raquel, de 11 meses, afogada na piscina da casa da família numerosa.
Foi na última segunda-feira, 12 de agosto, quando a família numerosa preparava-se para as férias, que a bebé gatinhou até a piscina da casa, em Vila Nova de Gaia, e acabou por cair. A proteção da piscina, em madeira, estava mal fechada. Apesar das tentativas de reanimação, a pequena Raquel morreu a dias de completar um ano.
Ao jornal “Correio da Manhã”, o comandante Olímpio Pereira, do Corpo de Bombeiro de Águeda, diz que após o alerta, as manobras de suporte básico e avançado de vida duraram por mais de uma hora. “Fez-se tudo para inverter a situação, o que foi infrutífero”, declarou.
Nestes casos a lei obriga que seja aberto um processo-crime a fim de apurar as causas da morte. Contudo, de acordo com a mesma publicação, o processo deve ser arquivado, visto que as autoridades estiveram no local e não há dúvidas de que o que aconteceu terá sido um acidente.
Sonho dos 9 filhos
Raquel e Pedro Gil foram uma das famílias numerosas a mostrar o seu dia a dia no programa da RTP que foi exibido nos últimos meses. Na altura das gravações o casal tinha 8 filhos e esperava a bebé Raquel. “Os planos futuros passam por estarmos todos os dias preocupados e mais atentos com as crianças, a Raquelinha ir para a escola, aproveitar os momentos juntos, e criar memórias”, disseram a enfermeira e o empresário agrícola.
A chegada da bebé, em agosto de 2023, foi a realização do sonho da enfermeira de 37 anos. “Esta nona gravidez é especial porque a minha avó também teve nove filhos”, disse Raquel Gil, na altura. “Gostávamos muito de ter mais filhos, mas depois dessa cesariana, temos de fazer uma pausa e ver como as coisas ficam”, disse ainda.
A família mudou-se recentemente para a casa em Granja, numa zona junto à praia em Vila Nova de Gaia. Antes, viviam na zona da Foz, no Douro, onde os vizinhos estão em choque. De acordo com o CM, a família era vista como um exemplo e os pais muito zelosos e protetores das crianças.