Aos 34 anos, André Neto de Oliveira é já um valor seguro da CNN Portugal, estação na qual apresenta as notícias ao final da tarde, ao lado da jornalista Isaura Quevedo. A dupla mudou-se, há poucas semanas, das madrugadas para um horário mais tardio, resultado das alterações na grelha operadas pela equipa de Nuno Santos que, assim, reagiu à criação do Now. O jornalista, que tirou o curso na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, começou na área do Desporto e integrou as redações de A Bola TV e, mais tarde, da Sport TV. “Saio com a certeza de que é o passo certo na altura certa. E saio sem me esquecer destes cinco anos que tanto me deram. A todos aqueles com quem me cruzei por aqui… obrigado!”, assinalou, na ocasião. O lançamento da CNN Portugal, que está a caminho dos três anos de existência, trocou-lhe as voltas, passando a ser o pivô dos grandes temas da atualidade, nacionais ou internacionais. Mas o desporto não lhe sai do dia a dia e, a meio dos noticiários da tarde, André Neto de Oliveira tem a oportunidade de voltar ao tema numa conversa com o jornalista Rui Santos.
Um “vaivém” constante
A TvMais assistiu a uma tarde de preparação do jornal. André chega depois do almoço a Queluz de Baixo, onde ficam localizados os estúdios da estação, reúne com a equipa e estuda os temas. Segue-se uma pausa para tratar os cabelos e fazer a maquilhagem, altura em que a nossa revista o fotografou num momento mais descontraído, de casaco e gravata na mão, pouco antes de entrar em estúdio ao lado da companheira no pequeno ecrã, Isaura Quevedo.
Durante a emissão a que a TvMais assistiu, os dois jornalistas não pararam um minuto, com os vários temas, nacionais e internacionais, a serem trabalhados pelos dois pivôs da CNN Portugal: política, sociedade e guerra na Ucrânia, entre muitos outros. Um autêntico “vaivém” de assuntos informativos, para o qual os dois jovens comunicadores se mostram muito preparados. “Todos os temas do dia passam pelo ‘CNN Fim de Tarde’ e, por conseguinte, as pessoas mais importantes dos assuntos, como deputados ou ministros, acabam por passar pelo nosso jornal e isso é muito valorizador para nós”, começa por referir o jornalista antes de voltar à redação para conferir todo o alinhamento. André Neto de Oliveira e Isaura Quevedo chegaram das madrugadas da CNN Portugal, do programa “Novo Dia”, e tiveram de se adaptar a esta nova exigência até à hora de jantar, entre as 18 e as 20 horas. “Vínhamos das madrugadas e precisávamos de um novo desafio, desta mudança. É um horário completamente diferente daquilo a que estávamos habituados. Agora há, sobretudo, mais tempo para prepararmos os temas e as coisas acontecerem. De manhã e de madrugada acontecem muito pouco àquela hora. Sobretudo, há mais intervenção naquilo que são os assuntos do dia.”
O balanço do jovem jornalista é bastante positivo: “As coisas estão a correr muito bem, as próprias audiências têm comprovado que estamos no caminho certo, foi uma adaptação para mim e para a Isaura neste horário, mas foi uma adaptação fácil”. Com as mudanças operadas pelo diretor Nuno Santos há cerca de um mês e meio, a dupla de “Novo Dia” transitou para as tardes e a cumplicidade de ambos permaneceu em antena, para felicidade do pivô da CNN Portugal. “Manteve-se a dupla das madrugadas. Estamos juntos desde o início, gostamos de estar juntos e pretendemos continuar assim. Não é fácil trabalhar em dupla, e quando se arranja uma dupla com quem se trabalha e convive muito tempo, como se diz em gíria futebolística, ‘em equipa que ganha não se mexe’. Portanto, foi essa a aposta da direção e nós estamos muito contentes porque gostamos muito de trabalhar um com o outro.”