
Graças à sua desconfiança de que Beatriz é, na realidade, a filha de Sofia, o equitador decide investigar. Portanto, em “A Herança”, Gonçalo recolhe as impressões digitais de Beatriz.
Primeiramente, o equitador convida Beatriz para beberem um café e seguem para a copa. Gonçalo tira um café para Beatriz e entrega-lhe a chávena de maneira a que ela a agarre pelo corpo da mesma. Os dedos de Beatriz rodeiam o copo e Gonçalo sonda.
Os dois fazem conversa, Gonçalo diz ficar preocupado com Beatriz por ter de lidar com a agenda de Sofia na eventualidade de aparecerem vigaristas, mas a jovem diz que vai ficar bem. Combinam encontrar-se à noite, Beatriz recebe uma chamada, pousa a chávena no balcão e Gonçalo guarda-a num saco de plástico.
Pouco depois, Gonçalo vai até à esquadra e entrega a Clara a chávena que recolheu de Beatriz. Clara diz que só precisam de comparar as impressões digitais com as de Ana, que estão no sistema. Gonçalo fica ansioso.

Algum tempo depois, Heitor provoca Gonçalo no café quanto ao ataque no armazém. O equitador diz que já está recuperado e Heitor, distraído, acaba por esbarrar em Teresinha. Heitor sai e Teresinha comenta com Gonçalo em como acha que a história de Beatriz com Heitor está mal contada. Gonçalo fica pensativo.
Mais tarde, Sofia e Teresinha vêem o estado das reparações em casa, quando Gonçalo surge e sonda Sofia sobre novidades. Ela diz que nenhuma das raparigas acabou por ser Ana e o filho de Augusto tenta saber mais sobre a fuga da filha com o namorado mais velho. Por fim, ele sugere que uma maneira de encontrar Ana poderia ser chegarem ao namorado primeiro. Teresinha concorda e Sofia fica pensativa.