Os números de telespectadores que assistem à trama estão a causar frustração nos atores e na equipa. Nos corredores da SIC comenta-se o enorme investimento financeiro que poderá não dar retorno ao canal. Bronca na novela! – “Papel Principal” com audiências aquém do esperado revela-se um projeto pouco lucrativo.

Não vinga nas audiências e é motivo de preocupação
Era uma das grandes apostas para a reentré televisiva da SIC, mas está longe de ser o sucesso desejado. “Papel Principal”, que estreou a 25 de setembro, não vinga nas audiências e é motivo de preocupação na estação de Paço de Arcos. Apesar do investimento financeiro ter sido grande (para uma novela que dá ainda origem a uma série de comédia aos sábados ao fim de tarde, “A Casa da Aurora”), o número de telespectadores está (bastante!) aquém do esperado. Por exemplo, na quinta-feira, 19 de outubro, a história da SIC registou 564 mil espectadores, enquanto a rival “Festa é Festa”, da TVI, liderou com 917 mil pessoas a assistir. Na sexta-feira, dia 20, “Papel Principal” não constou no top dos dez programas mais vistos. Más notícias que estão a causar grande preocupação.

“Esperemos que dê a volta”
A revista TvMais sabe que nos corredores da SIC são comentadas as expectativas goradas, enquanto nos estúdios da produtora SP Televisão (onde é gravada a novela) pede-se urgência numa reviravolta na trama. A frustração é evidente entre o grupo principal de atores. “Quando as coisas não são o sucesso que achamos que vai ser, é claro que começamos a olhar para tudo. E, como é óbvio, nós atores, realizadores, produtores, o próprio Daniel [Oliveira, diretor de Programas], com a sua equipa da SIC, estão constantemente preocupados e interessados em saber o que o público acha”, afirma José Mata, que continua empenhado em dar o seu melhor na pele do ladrão Paulo:
“Esperemos que dê a volta. É isto que temos e vamos fazer cada vez melhor. Não podemos nunca descurar o que estamos a fazer. Se não conseguirmos ser líderes de audiência, é óbvio que fico um bocado frustrado. Vamos ver… Estou curioso também. É que isto muda de um segundo para o outro”.
Musical e série: “Foi muita coisa”
As causas para a ambiciosa produção não estar a conquistar mais atenção do público poderá dever-se a vários fatores, mas entre os atores a opinião é unânime. “Esta questão dos bastidores, do teatro, do musical, da sitcom, com o bairro à mistura… São muitos elementos que acho que são capazes de, no início, confundir um bocadinho quem assiste. No arranque [estreia] foi muita coisa. Ainda fomos lá atrás contar a histórias dos miúdos, do porquê de a Lúcia ter este plano de vingança. O feedback que tenho da maior parte das pessoas é que gostam e acham muita piada à ideia, mas que há muitas coisas que ainda não compreenderam, que não são claras”, diz, em suma, José Mata.
“Tento abstrair-me um bocadinho disso. Seria hipócrita da minha parte dizer que não ligo…”
Carolina Carvalho, protagonista da novela e da sitcom “A Casa da Aurora”, partilha da mesma opinião. “Para nós que conhecemos o guião é tudo muito claro e achamos que percebemos a forma como o público vê a novela. E depois vamos percebendo que algumas coisas não estão a ser entendidas pelas pessoas da forma intuitiva que pensávamos. Por exemplo, acho que algumas pessoas não percebem ainda bem a diferença da sitcom para a novela. Talvez para o público mais velho possa ser um pouco confuso e agora estamos a tentar que isso fique um bocadinho mais claro”, confidencia, em seguida, a atriz Que assume sobre as fracas audiências: “Tento abstrair-me um bocadinho disso. Seria hipócrita da minha parte dizer que não ligo… Mas acho que é uma questão de dar tempo e que não podemos desistir do produto”.
“A minha prioridade neste momento é que a minha família esteja bem”
Manter o foco e não se deixarem afetar pelos resultados é um dos objetivos do elenco e restante equipa. “A vontade e entrega com que venho para as gravações não muda. O meu objetivo é sentir-me bem e sentir que gosto do projeto. E isso acontece! Gosto do elenco e da história”, assegura a protagonista, ela que, apesar de ter sido mãe há nove meses, está a trabalhar de segunda a sábado: “Gravar a sitcom [aos sábados] é o mais cansativo. São muitas horas. Estou a dar o máximo de mim com todo o esforço para que tudo à minha volta corra bem e não me deixar ir abaixo. Sinto que estou a dar o meu melhor. A minha prioridade neste momento é que a minha família esteja bem”, atira, por fim

Percorra, por fim, a galeria de imagens. Bronca na novela! – “Papel Principal” com audiências aquém do esperado revela-se um projeto pouco lucrativo.