O galã das novelas da TVI, Paulo Pires, e Astrid Werdnig trocaram alianças no ano 2000, mas já estavam juntos desde 1993. “Não sei como seria a minha vida se não tivesse encontrado a Astrid, nem como seria a dela se não me tivesse encontrado a mim”, diz o ator à TeleNovelas, perante o olhar embevecido da mulher. O casal diz que o segredo para a longevidade da relação está no sentimento que nutrem um pelo outro e que nunca esmoreceu nestes 28 anos. “Gostamos muito um do outro. Acho que essa é a grande razão para estarmos juntos há tanto tempo”, revela Astrid e acrescenta: “Eu gosto muito do Paulo e ele de mim. No início da nossa relação nunca pensámos que poderíamos ficar juntos tanto tempo”. O ator, que o público pode ver na pele de Tozé em “Para Sempre” (TVI), corrobora as palavras da companheira: “Gostamos muito um do outro e a nossa relação tem sido natural”. A estrela da estação de Queluz aponta um outro motivo para a união duradoura: “O encanto que sentimos um pelo outro nunca acabou”. E há ainda um terceiro segredo para esta cumplicidade. “Existe uma verdade sobre o que sentimos e cada um dos nós nunca criou um mundo à parte. As nossas vidas sempre se cruzaram porque fomos partilhando tudo e crescemos juntos.”
O grande amor do ator e da ex-manequim deu frutos, Chloë, de 17 anos, e Zoë, de 8. A filha mais velha parece inclinada a seguir as pisadas do pai, como este revela: “Está focada em seguir Representação, mas pode mudar de ideias. Ela ainda é muito jovem. Poderá ser atriz, porém, vamos ver o que pensa e decide mais tarde. Quanto à mais pequena, ainda não sabe o que quer ser quando for grande”.
Escapadinha romântica
Paulo Pires é embaixador do Alentejo e recentemente passou um fim de semana, acompanhado da mulher, em Alter do Chão. O casal esteve sem as filhas e aproveitou para namorar. “Um fim de semana a dois sabe muito bem”, confessa o galã da TVI , que aprecia a tranquilidade da região alentejana. “Aqui não faz sentido andar depressa. O Alentejo é um lugar de que gostamos e nos diz muito porque a minha família é de Portalegre”, explica o ator, fazendo uma revelação surpreendente: “Se não tivesse uma profissão que me obrigasse a viver em Lisboa, eu escolhia o Alentejo para morar. Não sei qual seria o meu trabalho aqui, mas alguma coisa eu faria. Apesar de o Alentejo ser muito frio no inverno e muito quente no verão, gosto do clima, mas também dos cheiros e das pessoas”.
Em casa de Paulo Pires e Astrid Werdnig, o Natal tem sabores de Portugal e da Áustria, país de onde a ex-modelo é oriunda. “Juntamos algumas tradições dos dois países”, realça ela. O marido revela algumas das iguarias: “A Astrid faz um peru recheado porque descobriu uma receita de que gosta, mas também temos bacalhau, não só por gostarmos mas por temos familiares que apreciam”. Quanto aos doces, o ator destaca os favoritos da família: “Fazemos apfelstrudel (doce com maçã) de que gostamos, além de um bolo tradicional da Áustria com nozes”.
Mãos na massa
No fim de semana no Alentejo,e na qualidade de embaixador, Paulo Pires viveu várias experiências no Hotel Vila Galé Collection Alter Real. Começou por arregaçar as mangas e meter as mãos na massa num workshop em que aprendeu a fazer pão alentejano. “Diverti-me imenso”, conta, com Astrid a elogiar o talento do marido. “O Paulo fez muito bem o pão.” O casal não o provou durante o fim de semana para o poder partilhar com a família. “Vamos levá-lo para Lisboa para comer com as nossas filhas.” O casal visitou a Coudelaria de Alter e montou a cavalo. “No início tive receio, mas gostei muito”, revela a austríaca e Paulo Pires acrescenta: “Foi também uma boa experiência”.
Agradecimentos: Turismo do Alentejo e Hotel Vila Galé Collection Alter Real