Atrizes comentam polémica sobre filme “A Pequena Sereia”. Soraia Tavares e Ana Sofia Martins elogiam a escolha de Halle Bailey para o papel de Ariel, mas garantem ainda que há ainda um longo caminho a percorrer na falta de representatividade, seja no cinema, na TV ou em todas as áreas na nossa sociedade.
O novo filme da Disney, que irá chegar às salas de cinema por todo o mundo em maio de 2023, está a receber inúmeras críticas após a divulgação do trailler, devido à escolha da protagonista: uma atriz e cantora negra. Contudo, há quem esteja bastante orgulhoso da escolha da Disney e tornou-se viral um vídeo com várias crianças negras a sentirem-se representadas ao ver Halle Bailey na pele de uma princesa.
“É bom sentir que há alguem que se identifica com a nossa história“
O Holofote.pt conversou com duas atrizes portuguesas que elogiam a escolha de Halle Bailey para o papel. Ainda assim, garantem haver ainda um longo caminho pela representatividade de todos. Soraia Tavares mostrou-se orgulhosa da escolha da atriz negra para o papel da princesa da Disney: “Emociona-me muito! Os vídeos daquelas crianças a reagir ao trailler têm mexido muito comigo. Vejo aqueles vídeos e aquelas crianças e penso… Ponto um: gostava muito que isto tivesse acontecido quando eu tinha aquela idade. Ponto dois: Provavelmente deve haver crianças que também olham para mim enquanto atriz e cantora daquela forma. Tenho falado muito sobre este assunto e já apanhei opiniões de pessoas que não concordam com a escolha. Porque dizem que deveria ser branca”, afirmou ao nosso site a atriz e cantora.
Além de ter bastante trabalho na sua área, Soraia Tavares sente na pele a falta de representatividade.“Isto porque a partir do momento em que vou a um casting, ou a outro sítio, onde sou a única negra, vou sempre sentir isso. Estamos numa área onde nos sentimos sempre muito sozinhos. Claro que somos iguais aos outros, mas, a partir do momento em que já vivemos a vida toda a achar que somos diferentes e a fazerem-nos sentir que somos diferentes, é bom sentir que há alguém que se identifica com a nossa história. A representatividade cria sonhos“.
“A representatividade cria sonhos”
(Soraia Tavares)
“É um orgulho”
Também Ana Sofia Martins contou ao Holofote.pt o que sentiu ao ver uma atriz negra como protagonista do clássico da Disney. “É um orgulho! É algo que ainda precisa que aconteça mais vezes para tornar-se natural. Falta representatividade em tudo: Professores, médicos, mulheres nas empresasas, pessoas com deficiências. Mas sinto que estamos a dar passos na direção certa”, assegura.
“É um orgulho! É algo que ainda precisa que aconteça mais vezes para tornar-se natural. Falta representatividade em tudo“
(Ana Sofia Martins)
Atrizes comentam polémica sobre filme “A Pequena Sereia”
Atrizes comentam polémica sobre filme “A Pequena Sereia”
porque porque porque porque porque