Bruno de Carvalho e Liliana Almeida, o casal mais pesquisado em 2022
O incentivo financeiro IVaucher, promovido pelo Governo para ajudar os setores comerciais mais afetados pelo lock down durante a pandemia, foi líder nas pesquisas realizadas no motor de busca Google durante o ano de 2022. A nível nacional, ainda se destacam o Mundial de futebol, a guerra na Ucrânia, as alterações climáticas e… os Coldplay. Entretanto, no que toca a personalidades, os nomes mais ‘googlados’ estão todos ligados ao “Big Brother”. Nesse sentido, Bruno de Carvalho e Liliana Almeida (que se casaram em 2022) foram o casal mais pesquisado em 2022, Bernardo Sousa, Marta Gil e Nuno Homem de Sá, completam o top 5 desta secção.
Na área de televisão, filmes e séries, os portugueses quiseram sobre o “Big Brother Famosos”, que ficou em primeiro lugar nas pesquisas. Seguiu-se: o filme “Top Gun” e a série da HBO “House of Dragon”. Surpreendentemente em quarto lugar surge o reality-show da SIC “Casados à Primeira Vista”. Por fim, a série da Netflix “Dahmer”.
Em contrapartida, ao nível de personalidades internacionais, as mais procuradas pelos portugueses em 2022 foram: Vladimir Putin, Will Smith e Johnny Depp.
As duas perguntas mais vezes escritas no motor de busca relacionaram-se com finanças. A primeira foi: “Como aderir ao Autovaucher” e a segunda “Como receber os 125 euros do Estado”. A terceira mais pesquisada prende-se com a saúde: “Como se transmite a varíola dos macacos”. A curiosidade dos portugueses fê-los procurar no Google “o que é afasia”, a doença que afastou da vida pública Bruce Willis; “o que são metadados” e “o que é um oligarca”.
E no resto do mundo?
A nível mundial, andaram todos muito interessados no jogo de palavras Wordle , a pessoa falecida que mais curiosidade suscitou foi a Rainha Isabel II e o local com a melhor paisagem mais procurado foi o Sky Garden, em Londres, mas nesta categoria Portugal marcou pontos. Há dois locais nacionais a serem procurados: Ponta da Piedade, em Lagos , (5º lugar) e Miradouro de Santa Luzia, em Lisboa, (9º lugar).