A atriz, que integra o elenco do remake de “Dona Beja”, mudou-se de armas e bagagens para a Cidade Maravilhosa. Apesar das saudades da família, está a concretizar um sonho há muito desejado: a internacionalização. Entrevista Exclusiva – Rita Pereira encantada com o Rio de Janeiro: “Fui recebida de braços abertos”.

A viver há mais de um mês na “cidade maravilhosa”, onde se encontra a gravar “Dona Beja”, produzida pela HBO, a atriz contou à revista TvMais como são estes dias em que o seu coração está dividido entre as saudades dos que mais ama e a alegria imensa de ter atingido um marco incrível na sua carreira. Depois de duas décadas dedicada à representação, a atriz de 41 anos realiza o sonho de trabalhar além-fronteiras e logo num país que tanto admira e onde a indústria das novelas é um verdadeiro fenómeno. Entrevista Exclusiva – Rita Pereira encantada com o Rio de Janeiro: “Fui recebida de braços abertos”.
Como é que recebeu este convite para entrar na nova versão de “Dona Beja”?
O convite veio da parte da produtora do projeto, com quem já tinha trabalhado anteriormente. Fiquei feliz, mas como sou muito realista, não explodi logo de alegria, pois não havia a certeza de ficar com a personagem. Para mim, era mais um casting, como tantos outros que já tinha feito.
É a concretização de um sonho?
Sem dúvida que sim. A partir do momento que me apaixonei pela arte de representar, comecei a sonhar mais alto. Porque não uma internacionalização? Quem me impede de sonhar grande? Existem vários caminhos para a internacionalização em Portugal, mas a maior parte está controlada pelas mesmas pessoas, que, por vezes, nem olham para o teu trabalho. Sabia que teria de tentar ter acesso a audições por outros meios e acabei por conseguir sozinha, o que me deixa ainda mais feliz.
Já conhecia a história?
Já tinha ouvido falar da novela “Dona Beija”, que estreou no Brasil em 1986 e em Portugal em 1989, mas não assisti. Lembro-me de, mais tarde, perceber que tinha sido superpolémica, pois, pela primeira vez em televisão, aparecia uma mulher nua, que montava a cavalo, que era feminista, que lutava pelos seus direitos e não se deixava dominar pelo patriarcado.

Que personagem vai interpretar?
Ainda não posso partilhar nada sobre a minha personagem.
Como está a ser a sua preparação?
Está a ser incrível. Além das habituais leituras em grupo com a direção de atores e preparadores, temos aulas de história do Brasil direcionada para a altura de Dona Beja, temos aulas de modos e costumes, de costura e tricô, de equitação, de voz, de fonoaudiologia, até um workshop com uma historiadora de Araxá (a terra da Beja) tivemos! Estou a aprender tanto. É maravilhoso!
O que tem sido mais difícil para si?
Penso que o mais difícil na preparação deste papel é encontrar o ponto certo entre o português de Portugal e o português do Brasil, pois a minha personagem é luso-brasileira.
Como foi recebida pelos colegas de elenco?
A receção dos meus colegas e da produção foi muito afável. Fui, literalmente, recebida de braços abertos, pois os cariocas dão muitos abraços (risos).
Como está a ser a adaptação ao Brasil?
Está a ser tranquila porque eu já tinha morado em São Paulo em 2008, estive durante uns meses a estudar na escola Fátima Toledo e, mais tarde, no Rio de Janeiro, também a estudar representação.
No início de setembro Rita Pereira mudou-se para o Brasil por motivos profissionais. A atriz, de 41 anos, participa no remake da novela “Dona Beija”. E, como as gravações estão prestes a arrancar, a beldade já está em território brasileiro. Mas não vai ter a seu lado nem o filho, nem o companheiro. Assim, Rita Pereira mudou-se para o Brasil sem a família e desabou em lágrimas.
Desse modo a atriz fez um desabafo na altura da mudança. “Vim sozinha, sem a família. Não foi uma decisão fácil mas, tenho ao meu lado um companheiro que me apoia e compreende a importância desta mudança. E claro, tenho a minha família que sabe há 20 anos que eu quero muito isto e sempre me disse vai!”, escreveu na altura.

Percorra, por fim, a galeria de imagens. Entrevista Exclusiva – Rita Pereira encantada com o Rio de Janeiro: “Fui recebida de braços abertos”.