Foi na madrugada de sábado, 28 de Dezembro. Havia várias horas que o menino não parava de clamar pela mãe. Os vizinhos deram conta à PSP do choro incessante da criança de 3 anos, deixada sozinha num terceiro andar da Praça da Corujeira, em Campanhã, Porto. Resgatado pelos bombeiros sapadores do Porto, o menino foi depois entregue pela polícia aos cuidados da Segurança Social. É que, apesar de várias tentativas, a PSP não conseguiu contactar naquela noite qualquer familiar da criança.
Pais separados
Só no dia seguinte as autoridades conseguiram chegar à fala com os progenitores de Leo. A mãe tem 20 anos e está separada desde Setembro. Pode perder a tutela do menor e até vir a ser acusada de crime (ver caixa). Quer pelo abandono do menino quer pelos relatos dos vizinhos, que dizem não ser a primeira vez que o menino é ouvido horas a fio naquele pranto. Alguns adiantaram que a criança terá passado assim a noite de Natal. O pai mora bastante perto, está desempregado e mora com os seus pais desde que se separou.
Motivos
Desde “ir jantar fora com os amigos” até “ir trabalhar”, vários poderão ser os motivos alegados para deixar uma criança sozinha em casa. Mas nada desresponsabiliza os pais. O abandono de uma criança em casa pode obrigar os pais, desde uma “vigilância” da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens até à perda total da custódia dos filhos. Pode até configurar crime (ver caixa), sobretudo se o menor for vítima de algum acidente, ou se o facto de estar sozinho representar ameaça. Não há uma idade mínima estipulada para se poder deixar as crianças sozinhas em casa. Depende do grau de autonomia de cada criança.
Nunca deixe o seu filho sozinho em casa, se:
A Se for um bebé. Nem por alguns minutos. Nem mesmo se estiver a dormir. O lugar onde ocorrem mais acidentes com crianças é em casa. O maior numero de vítimas têm idades abaixo dos 5 anos.
B Se o seu filho tem menos de 12 anos, pode não ser maduro o suficiente para lidar com uma situação de emergência. Se precisa de o deixar, certifique-se que é apenas por um curto período de tempo.
C Se o seu filho tem menos de 16 anos, não deve ser deixado sozinho em casa durante a noite.
Se deixar o seu filho em casa:
1 Deixe-lhe um telefone e um número próprio para ele lhe poder ligar.
2 Explique-lhe como manter-se seguro em casa e mostre-lhe os perigos potenciais.
3 Ensine-o a nunca abrir ou atender a porta a estranhos.
4 Deixe-lhe instruções claras sobre o que fazer em caso de emergência. Ensine-o falar com o 112. Ensaie com ele uma situação. 5 Faça com ele uma lista de pessoas de confiança que ele possa contactar, caso não lhe consiga ligar a si.
6 Afaste perigos óbvios do alcance fácil (medicamentos, fósforos…).
7 Certifique-se de que seu filho está preparado e confiante para ser deixado sozinho em casa.
8 Diga-lhe a que horas regressará a casa e cumpra o horário.
9 Quando regressar, fale com ele sobre como decorreu a sua ausência.