Há muito que queria conhecer melhor Tiago Teotónio Pereira, que encanta toda a gente enquanto Messias na novela “Mar Salgado”, da SIC. A conquista do Globo de Outro Revelação do Ano foi o pretexto para esta conversa.
O que se sente quando, na tua idade, se sobe ao palco para receber um globo?
Rebentei de felicidade e só te posso dizer que, do momento, não me lembro de nada. Fui depois ver a gravação em casa. Estou muito contente, mas não estava mesmo nada à espera. Os outros nomeados eram “pesos-pesados”.
Ficaste deslumbrado?
Não. Nem as pessoas que me rodeiam deixavam que isso acontecesse. Percebo que nada dura para sempre e não faz sentido deslumbrar-me. Mas claro que fico vaidoso quando vejo o meu trabalho reconhecido. Se te dissesse que não mentiria.
Para ti, o Messias não foi dado de “mão beijada”, pois não?
Nada disso. Batalhei bastante. Aliás, quando fui ao casting ouvi um “não”, porque fui para outro papel. Depois acharam que o Messias podia encaixar nas minhas caraterísticas e propuseram-me a personagem. Ainda bem que aceitei. Foi uma prenda. Acho que há sempre uma oportunidade que não pode ser desperdiçada. Esta foi a minha oportunidade!
Acreditas mesmo que existem muitos Messias no mundo?
Acho que sim. O Messias não é tão tontinho como parece à primeira vista. Não é inteligente, mas não é parvo. Ele gosta de uma mulher e faz disparates por ela. Quem não faz disparates por amor? Eu já fiz muitos e não quer dizer que não os volte a fazer. Quis que o Messias não fosse um boneco mas, sim, um retrato de muitas pessoas que são realmente assim. Isto não é necessariamente mau.
Vê-se à distância que tens uma relação cúmplice com a tua mãe…
A família e os amigos são tudo. A minha mãe [Mafalda Bessa] é uma supermãe e uma grande amiga. É daquelas que todos os meus amigos queriam ter e sinto muito orgulho dela. Está feliz por mim, mas também me põe no lugar sempre que é preciso.
Contracenaste com a Débora Monteiro e tiveram cenas muito físicas. Foi complicado?
No começo foi, mas ela deixou-me completamente à vontade. Ela é uma atriz excelente e faz uma Rute que me faz rir imenso! É uma grande companheira de trabalho e dá uma excelente contracena.
O que mais detestas numa pessoa?
Não suporto gente que tem a mania que é melhor do que os outros. Afasto-me assim que vejo que alguém que se aproxima de mim é desse género. Não gosto disso.
Qual é o lado mau deste momento que estás a viver?
Não há. Estou muito satisfeito com tudo o que me está a acontecer. Agora vou um tempo para fora e volto já com a certeza de que tenho trabalho.
Como te vês daqui a dez anos?
A trabalhar, casado, com filhos e feliz… Mas não me perguntes com quem nem onde, que não sei e nem respondia!