Recorde, em seguida, os momentos, nacionais e além-fronteiras, que marcaram os últimos 12 meses. Desde julgamentos, à queda do governo, o novo conflito entre Israel e o Hamas, os feitos desportivos de equipas nacionais e a coroação de Carlos III. Recorde os acontecimentos marcantes de 2023.
Julgamento emotivo
Tem início, no Tribunal de Santarém, no dia 24 de outubro, o julgamento do caso da morte da filha mais nova de Tony Carreira, Sara Carreira, ocorrida a 5 de dezembro de 2020. Contudo, três dos quatro arguidos, entre os quais o cantor Ivo Lucas e a fadista Cristina Branco, estão acusados de homicídio por negligência. Todavia, a decisão deverá ser conhecida no dia 12 de janeiro de 2024.
Processo de milhões
A 8 de novembro começa o julgamento que opõe a SIC a Cristina Ferreira arranca no Tribunal de Sintra. Em setembro de 2020, a estação de televisão deu entrada com um processo contra a apresentadora, no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, exigindo uma indemnização de 12,3 milhões de euros à estrela da TVI pela quebra do contrato que tinha com a estação do grupo Impresa.
A guerra no Médio Oriente: Hamas invade Israel
Um massacre levado a cabo pelo grupo Hamas, em cidades israelitas, na manhã de 7 de outubro, causa a morte a 1140 pessoas. O grupo sequestra, ainda, outras 250. O exército de Israel responde, desde então, com bombardeamentos em larga escala na Faixa de Gaza, e provoca milhares de mortos e feridos. A escalada do conflito não tem fim à vista. Todavia, houve tréguas, que duraram dias. Nesse período, houve uma troca de reféns israelitas por prisioneiros palestinianos, assim como a permissão para a entrada de ajuda humanitária em Gaza.
Mundial de Futebol Feminino
A seleção portuguesa de futebol feminino apurou-se pela primeira vez para o campeonato do mundo da modalidade. Contudo, a Espanha sagra-se campeã da competição. Contudo, esta vitória foi ofuscada pelo polémico beijo (não consentido) do presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, à jogadora Jenni Hermoso. Tudo aconteceu no momento em que felicitava a equipa.
A queda do Governo
António Costa demite-se das funções de primeiro-ministro, na sequência de buscas ao seu gabinete, conduzidas pelo Ministério Público no âmbito da “Operação Influencer”. Contudo, a 16 de dezembro é sucedido por Pedro Nuno Santos na liderança do PS.
A “miss” da controvérsia
Marina Machete foi primeira mulher transgénero a ser eleita em Portugal. Depois da polémica que se instalou a nível nacional, a hospedeira de bordo ficou no top 20 do concurso Miss Universo. A final teve lugar em San Salvador, El Salvador, em novembro.
Seleção de râguebi fez história
Pela segunda vez no seu currículo, a seleção portuguesa de râguebi marca presença no mundial da modalidade. O torneio realizou-se em França, tal como aconteceu na primeira participação de Portugal, em 2007. Os “Lobos” disputaram o Grupo C, no qual enfrentaram o País de Gales, a Geórgia, a Austrália e as ilhas Fiji. No entanto, este último, disputado a 8 de outubro, faz história por ser o primeiro jogo ganho num mundial de râguebi pela equipa nacional.
Papa em Portugal
Lisboa foi a cidade anfitriã para a Jornada Mundial da Juventude com a presença do Papa Francisco. Em síntese, este é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Sumo Pontífice, mas também, “uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil”, segundo a organização do evento.
A coroação do rei Carlos III
Setenta anos após a rainha Isabel II ser coroada, o mundo volta a estar de olhos postos em Inglaterra, desta vez para assistir às coroações de Carlos III e da mulher, Camilla. Portanto, a cerimónia aconteceu a 6 de maio de 2023 e as celebrações estenderam-se por vários dias.
Polémica!
Marcelo Rebelo de Sousa está no centro de um escândalo de influências em que se questiona o direito a um tratamento no valor de 4 milhões de euros de duas bebés gémeas luso-brasileiras.
Percorra, por fim, a galeria de imagens. Recorde os acontecimentos marcantes de 2023.