A atriz brasileira surpreendeu quem a ouviu em entrevista a um podcast e, claro, as suas declarações sobre o nosso país foram alvo do humor de Joana Marques. Esta terça-feira no “Extremamente Desagradável” (RR) todas as palavras da atriz foram… dissecadas
Foi no podcast “PodDelas” que Luana Piovani teceu algumas considerações surpreendentes sobre Portugal, como por exemplo que por cá não existem refrigerantes. Não acredita? É verdade! Luana Piovani afirmou: “Refrigerante é uma maldição brasileira que nós adquirimos dos Estados Unidos. Na verdade, nós somos colónia americana. Não existe refrigerante em Portugal. Ninguém bebe”.
Ora, como seria de esperar, Joana Marques não ‘perdoou’ e ironizou, até porque, como se sabe, o consumo de refrigerantes em Portugal é elevado. Aliás, em 2017 foi mesmo aplicado um imposto especial de consumo sobre os refrigerantes.
Portanto, Joana Marques ficou estupefacta perante estas declarações da atriz que reside em Portugal desde 2019.
Declarações alvo de Joana Marques
Inclusivamente, na mesma entrevista, Luana diz mesmo: ““Tu chegas a um restaurante, não existe um refrigerante na mesa. É água e vinho. O que é que as crianças bebem lá? Água”.
Ah, mas disse mais. A saber: “Coca-cola ninguém bebe. Adulto então (…) Nunca mais bebi refrigerante (…) Ice Tea, sumo de laranja, refrigerante, lá não existe isso. Lá nós bebemos um copo pequeno de sumo de laranja ao pequeno-almoço e depois passas o dia a beber água”.
Contudo, Joana Marques lembra que os copos de sumo de laranja pequenos ao pequeno-almoço é coisa de hotel. Mas adiante, até porque Luana tinha mais a partilhar sobre o nosso país.
Para a atriz brasileira, foi fácil apaixonar-se por Portugal, sobretudo porque os “portugueses elogiam o sotaque brasileiro, a música brasileira, adoram o nosso humor”. Por fim, acrescentou ainda que, além de tudo “tem vinho a cinco euros”. Declaração esta que voltou a ser alvo do humor da comediante e radialista da Rádio Renascença.
Elogios à segurança
Bom, mas os elogios de Luana Piovani foram também para a nossa gastronomia e para o clima. Já para não falar na segurança que sente em Portugal e que não sentia no Brasil.
No entanto, Joana Marques não resistiu destacar uma outra parte da entrevista em que a atriz conta que deu um amendoim ao funcionário de uma escola, quando foi questionar o que era preciso para inscrever os filhos.
Na entrevista ao podcast, que pode ouvir na íntegra no vídeo em cima, Luana falou deste episódio no seguimento de alguns elogios ao nosso país.
Críticas a reality show
“Portugal é um Estado que te proporciona o mínimo… tem saúde, tem educação… Claro que hoje já não acho mais que Portugal é o céu que achei que fosse, mas paz é uma coisa que não tem preço. Meu filho pega comboio, vai para o futebol sozinho… eu estoiu na varanda e ele está na rua jogando futebol…”.
Ainda assim há críticas, sobretudo a programas como “Big Brother”. Na sua ótica, ao contrário do reality show no Brasil, a versão portuguesa “é um fiasco” e os participantes “pessoas quase nada relevantes”.
Conclusão, embora tenha tecido algumas considerações inusitadas sobre Portugal, a verdade é a atriz aprecia viver em Cascais e até tem um banco de jardim que adotou como “escritório”.