A atriz é a protagonista da nova série da RTP1 “Erro 404”, que estreia segunda-feira, dia 11. Uma produção que acumula com o papel de jurada em “Got Talent Portugal”. Inês Aires Pereira em dose dupla nos ecrãs da RTP1: “Foi o melhor erro da minha vida”, assume, em primeiro lugar.

“Foi um trabalho intenso, mas estou tão contente”
“Acho que se percebe que transbordo de entusiasmo por participar nesta série. Foi, sem dúvida, o melhor erro da minha vida! ”, disse, entusiasmada, Inês Aires Pereira, de 34 anos, na antestreia de “Erro 404”. A trama de oito episódios chega aos ecrãs da RTP1, às 21 horas de segunda-feira, dia 11 de março, e promete surpreender os espectadores. “Tive projetos muito felizes. Estava muito confortável na comédia e, de repente, surgiu esta desafio e eu disse: Também tenho de fazer outras coisas, acho que as sei fazer. E que bom que é ter alguém que acreditou em mim para fazer algo que não fosse comédia. Ainda que a série tenha muito humor. Foi um trabalho intenso, mas estou tão contente”, reforçou a protagonista.
“Após fazer esta série sinto-me mais multifacetada”
“A profundidade necessária para fazer comédia também é importante para outros registos. Após fazer esta série sinto-me mais multifacetada. As pessoas vão, certamente, perceber que consigo fazer mais coisas. Precisava provar isso a mim mesma, e como nunca tive oportunidade de fazer uma coisa assim quis saber se era capaz”, sublinhou.
Em “Erro 404”, Inês interpreta Rita, uma mulher que acabou de perder a melhor amiga e companheira de casa. A personagem passa por um momento profundamente triste, está desmotivada e apática quando o algoritmo de busca na internet lhe propõe um misterioso aplicativo denominado “Appy”. A precisar de mudar urgentemente algo no seu dia a dia, Rita decide instalar a aplicação e experimentar as várias opções que a nova tecnologia lhe apresenta ao viver a vida de outras pessoas. Entre equívocos e peripécias, a personagem interpretada por Inês Aires Pereira vai conhecer sensações novas com alguma diversão pelo meio.
“São várias as mensagens que a série transmite; é mesmo muito completa“
“Fiz todas as vidas que aparecem na história, primeiro fazia eu a cena e depois era a vez dos meus colegas”, explicou a atriz, desafiando o público a acompanhar o seu mais recente trabalho na ficção: “As pessoas devem ver ‘Erro 404’ porque são várias as mensagens que a série transmite; é mesmo muito completa, pois tem um bocadinho de tudo: comédia, drama e mistério. Não é nada parada, sem ação, está sempre a acontecer alguma coisa e acho que as pessoas vão mesmo agarrar-se a esta história”, disse, em seguida.
“Gostaria de me cruzar com quase todas as vidas, queria tanto!”
A série da autoria de Patrícia Sequeira foi gravada em 2023 e a atriz considerou que aconteceu na altura certa. “Há um ano cruzei-me com o ‘processo’ de ser mãe e estar a trabalhar. Na altura questionei: ‘O que é que quero na minha vida? Agora que sou mãe e atriz, o que é que me vai fazer feliz?’ Quando digo que esta produção aconteceu no momento certo, falo sobre a relação da tecnologia com a procura da felicidade. A série levanta questões como o que andamos aqui a fazer, o que queremos mesmo?”, justificou.
Sobre os momentos que a sua personagem enfrenta na série, Inês adiantou: “Tirando a questão do parto, porque fui mãe, não há muitas situações que já tenha vivido pessoalmente. Felizmente nunca perdi ninguém que me é próximo como acontece com a Rita no primeiro episódio, que fica sem a melhor amiga – espero que nunca venha a acontecer! Na verdade, analisando bem, gostaria de me cruzar com quase todas as vidas, queria tanto!”
Assim sendo, na trama, Rita não percebe que está a usar uma aplicação ainda em fase experimental, cujos erros irão desencadear consequências irreparáveis na sua trajetória. Numa era em que a tecnologia evolui a passos largos, Inês contou como é a sua relação com este novo “mundo”. “A minha ligação com as redes sociais é profissional mas, ao mesmo tempo, muito natural. Tudo o que seja muito ensaiado, muito preparado, já me começa a fazer comichão. Em relação à tecnologia, sinceramente, começo a ter algum medo… Uma pessoa começa a pensar: Ai meu Deus, o que é que aí vem?”
O que é o “erro 404”?
Trata-se de um código de resposta que indica que o cliente pôde comunicar com o servidor, mas este foi configurado para não cumprir o pedido. O chamado “erro 404” é mostrado frequentemente quando as páginas foram movidas ou apagadas da internet.
“Há muito talento em Portugal”
Contudo, a atriz continua, como jurada em “Got Talent Portugal”, numa altura em que não tem mais nenhum projeto na área da ficção. Sobre o concurso dos serões de domingo da RTP1 apresentado por Sílvia Alberto, Inês confessou: “Há muito talento em Portugal. É difícil estar no papel de jurada. É fácil estar lá, ver as pessoas, mas a parte de dizer que não é mesmo horrível”. Por isso, estava desejosa que começassem as galas em direto, o que aconteceu no dia 3 de março. “Sai-nos um peso dos ombros porque a decisão será do público”, atira, em suma.

Ladeada por Rui Massena, Filomena Cautela e Manuel Moura dos Santos, os colegas no júri de “Got Talent Portugal”
“Estou tão feliz E Tão agradecida por ter sido escolhida para fazer esta série!”
Inês Aires Pereira
Assine a nossa NEWSLETTER gratuita
Seja o primeiro a saber o que está a DAR QUE FALAR!
Percorra, por fim, a galeria de imagens. Inês Aires Pereira em dose dupla nos ecrãs da RTP1: “Foi o melhor erro da minha vida”.