Fernando Daniel decidiu responder às declarações recentes – e polémicas, de uma das suas mentoras no “The Voice Kids”. Leonor Sá Chaves participou do concurso em 2021, quando tinha 12 anos. Agora, a jovem cantora revela que, afinal, gostaria de ter escolhido outro mentor…
“Hoje em dia, se calhar, olhando para trás, o Carlão era uma pessoa mais flexível”, revelou Leonor Sá Chaves, no podcast “Acho Tóxico”, de Zé Nogueira. “Tenho muita admiração pelo Carlão, ele é muito querido. Aliás o meu primeiro concerto, o Fernando não foi, foi o Carlão”. A jovem cantora destacou ainda que “Carolina Deslandes esteva em todos os meus ensaios, mais vezes do que o Fernando”.
Fernando Daniel responde declarações de Leonor Sá Chaves, ex-concorrente do “The Voice Kids”
Diante da repercussão dos comentários, Fernando Daniel fez um vídeo no TikTok a responder as declarações de Leonor Sá Chaves.“Deixei um comentário e tencionava ficar por aí. Achei que não ia passar de um vídeo com um diálogo descabido. Até que vejo meios de comunicação a fazer notícia e a elevar isto a outro nível, pondo o meu profissionalismo e a minha honra em causa. Por isso mesmo venho deixar este vídeo e alguns pontos que considero pertinente e inteligentemente ocultados”, explica, em primeiro lugar, o cantor.
Depois de partilhar uma mensagem que Leonor Sá Chaves deixou ao cantor no dia do seu aniversário, em que diz que Fernando Daniel “será para sempre o meu professor e melhor amigo do The Voice”, o cantor começa a responder às declarações.
“A lição que todos devem recolher do ‘The Voice’ é que não basta cantar bem, ter boa aparência e muitos seguidores nas redes sociais. Humildade. Respeito. Amabilidade. Entre outros, são fatores também muito importantes que nos tornam artistas e nos fazem cativar o público“, escreve Fernando Daniel.
“O Carlão ser mais flexível não implica que todos os outros o sejam, conheço mentores mais flexíveis e menos flexíveis (como eu). Para mim, ser menos flexível significa usar do conhecimento que tenho, tanto de concorrente de talent shows, como de mentor para sugerir escolhas que acredito serem mais inteligentes e experientes para os meus concorrentes chegarem onde pretendem chegar. No entanto, nunca proibi ninguém de cantar o quer que seja”, justifica ainda o cantor.
“Comportamentos indesculpáveis”
Além disso, sobre a sua ausência no concerto de Leonor Sá Chaves, Fernando Daniel justifica. “No dia 21 de setembro, uma terça-feira, não compareci a este concerto mencionado. Sabem porquê? Tinha uma ecografia da minha filha. Sabem que mais? Ocultou-se um facto muito importante deste concerto. Era um concerto a meias com o Nuno, um concorrente do Carlão. Dito da forma como foi dito leva a crer que foi outro mentor, menos o da própria”.
Fernando Daniel afirma que é “dos mentores mais assíduos nos ensaios” e que nesta edição faltou a apenas um ensaio por causa dos ensaios dos próprios concertos que daria no Coliseu dos Recreios. “Ainda assim consegui que o programa me conseguisse colocar em direto a assistir aos ensaios através de um link de Youtube criado só para esse efeito, onde deixava comentários acerca das performances que estava a ver”.
Por fim, Fernando Daniel confirma que prometeu a Leonor Sá Chaves que a convidaria para subir ao palco num dos seus concertos, promessa que nunca foi capaz de cumprir. “É verdade, nunca se realizou, nem irá realizar, muito menos depois deste discurso onde o único objetivo é a difamação e criar expectativas erradas ou dúbias acerca do meu desempenho enquanto mentor. Esse meu convite automaticamente deixou de ser válido após comportamentos indesculpáveis na gala da eliminação, de quem também foi alvo o Simão, que viria a ser o vencedor daquela edição”.
De recordar que Leonor saiu do programa na semifinal, depois de o público escolher Simão Oliveira. Na altura, Fernando Daniel foi obrigado a escolher entre Leonor Sá Chaves e Margarida Machado, tendo optado por levar a segunda para a final.