![IMG_6956.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2019/06/2896474IMG_6956.jpg)
![IMG_6940.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2019/06/2896475IMG_6940.jpg)
![IMG_6973.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2019/06/2896476IMG_6973.jpg)
“As gravações da novela foram muito longas e cansativas. Estava mesmo a precisar disto!” Foi esta a reação de
Dalila Carmo ao ver-se rodeada pela natureza, em plena Serra da Estrela. A atriz passou um fim de semana em Seia, a convite do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental, e aproveitou ao máximo a hospitalidade da terra e os bons ares da serra.
“Venho de um período intenso de trabalho, com ‘O Beijo do Escorpião’ e o lançamento internacional do filme ‘Florbela’. Preciso imenso de espairecer, descomprimir e adoro estar aqui a admirar o céu e as montanhas, cercada de silêncio… É uma paz!”
Quanto à possibilidade de uma continuação para a novela da TVI em que deu vida à protagonista Rita, Dalila afirma:
“Ainda é só especulação, ninguém nos falou a sério nisso. Não sou muito a favor de contar histórias por fases. Acho que têm de ter princípio, meio e fim. Isto também é uma questão de personalidade. Gosto de fechar capítulos”. Ainda assim, nada está posto de parte.
“Mas será uma decisão para se tomar na altura, se essa hipótese for concretizada. Pareceu-me inteligente fazer o final com a possibilidade de uma continuação, deixar uma porta aberta para isso. E não acho mal que se pegue outra vez na novela, daqui a algum tempo.”
O próximo grande desafio de Dalila não é profissional e sim pessoal.
“Estou a preparar-me para fazer uma viagem pela América do Sul, por tempo indeterminado. Conto andar por lá sem previsão de regresso, até aparecer um novo trabalho que ache interessante. E vou sozinha! Toda a gente se espanta por eu gostar de viajar assim, mas, para mim, não há melhor maneira de conhecer outros países e de conversar comigo própria”, garante. Há quem lhe inveje a coragem…
“As pessoas dizem–me: ‘Gostava tanto de fazer isso, mas tenho medo’. Eu não tenho nenhum. Acho que há uma parte de superação dos nossos fantasmas quando viajamos por conta própria. Ganhamos a dimensão da nossa realidade, do nosso tamanho.”
A atriz já conhece mais de 50 países e tem muita experiência.
“Começo a preparar as viagems com antecedência. Vejo fotos, escolho lugares, marco visitas e passeios, estudo os percursos… Antes de iniciar a viagem, já estou a fazê-la, entusiasmada com os preparativos”. Mas desta vez, optou por levar parte da agenda em branco.
“Só sei que a viagem começa em Santiago do Chile. A partir daí, vou deixar que o espírito dos sítios por onde passar se entranhe em mim e ir decidindo aos poucos para onde devo seguir. A ideia de ir ver coisas e pessoas diferentes é superestimulante”, refere Dalila, acrescentando:
“Sou contra viajar e fazer vida de resort, quando saio quero perceber o que é que lá é diferente daqui. Deixo, efetivamente, a minha zona de conforto”.