![MarcoSilva_1_12_14_15FC.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2019/06/3153109MarcoSilva_1_12_14_15FC.jpg)
![MarcoSilva_1_12_14_05FC.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2019/06/3153110MarcoSilva_1_12_14_05FC.jpg)
![MarcoSilva_1_12_14_06FC.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2019/06/3153111MarcoSilva_1_12_14_06FC.jpg)
![MarcoSilva_1_12_14_12FC.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2019/06/3153112MarcoSilva_1_12_14_12FC.jpg)
Filho de pais portugueses emigrados na Alemanha, foi lá que nasceu, mas fez grande parte da sua vida em Espanha, no Reino Unido e nos Estados Unidos, onde apostou numa carreira como bailarino.
Marco da Silva, de 38 anos, é um dos mais prestigiados profissionais da sua área e já dançou para algumas das maiores estrelas da música. Razões suficientes para ser um dos jurados de
“Achas que Sabes Dançar?”, na SIC. Um desafio que o lusodescendente aceitou prontamente, mesmo que para tal tivesse de recusar uma tournée com Mariah Carey.
O enorme desejo de trabalhar em Portugal e estar perto dos pais, que depois de reformados deixaram a Alemanha e refizeram a sua vida em Setúbal, era um sonho antigo.
“Muitas vezes disse aos meus pais que gostava de trabalhar em Portugal como coreógrafo ou jurado de um programa. Dizia-lhes: ‘Um dia vão convidar-me’. Até que aconteceu. Foi uma surpresa”, afirma o artista, que está a adorar passar uma temporada perto daqueles que mais ama.
“Os meus pais aceitam-me assim. Sou o menino dos papás.”
Apesar de o filho viver em Los Angeles,
Luís Silva, de 72 anos, e
Maria da Conceição Silva, de 74, mantêm contacto regular. Agora, durante as gravações do programa da SIC, a família aproveita para matar saudades.
“Estamos muito felizes por tê-lo connosco. Sentimos muitas saudades”, revela a mãe:
“Ele é um rapaz simples. Convida–nos muitas vezes para irmos ter com ele aos EUA e põe-nos a dormir nos melhores hotéis”.
Mas não são apenas as saudades que magoam. O facto de o bailarino estar constantemente a viajar em trabalho pelo mundo também deixa os pais em cuidados.
“Fico em sobressalto! Tenho medo que lhe aconteça alguma coisa, que ele tenha um acidente de avião. Estamos sempre preocupados”, garante Maria da Conceição.
Internacionalmente conceituado como bailarino, coreógrafo e DJ, não vai ficar muito tempo em Portugal. Luís e Maria da Conceição sabem-no bem.
“Infelizmente, não vem definitivamente para cá. A vida dele é lá fora a correr o mundo. Todos os fins de semana está a trabalhar num país diferente”, revela o pai.
Pais babados, não escondem o orgulho por ver que o filho tem a vida com que sempre sonhou.
“Nasceu com o prazer da dança. Em criança, cantava e tocava no rancho, no centro português [Alemanha].
Depois começou a dançar também. Participou em concursos. Adorava essa vida”, recorda o pai, sorridente, salientando que a carreira artística de Marco começou como cantor.
“Com cerca de 19 anos foi para Espanha como animador de um hotel. Lá descobriram-no e deram
-lhe uma oportunidade. Lançou o single ‘La Bamba’. Foi a canção mais quente do ano.”
Mas foi quando Marco da Silva começou a dançar para artistas mundiais que os pais viram que eles estava no caminho certo.
“Dançou cinco anos para a Kylie Minogue. Conhecemo-la em Londres. Ele não tem vergonha de nós, apresenta-nos a toda a gente. Vimos esse concerto à frente e ela acenou-nos. Estivemos na cantina com os bailarinos. Fomos muito bem recebidos. Também conhecemos a Britney Spears quando esteve no Rock in Rio. O Marco dançou nesse espetáculo”, lembra o pai. E de que artista mais gostaram?
“A Britney é mais ‘aérea’. Prefiro a Kylie”, confidencia a mãe. Uma coisa é certa para ambos:
“O Marco é o nosso orgulho”.