O grave problema de saúde que enfrentou, em outubro do ano passado, levou o ator João Ricardo, de 52 anos, a lutar por um desejo antigo: atravessar a nado o estreito de Gibraltar. O ator ainda está recuperar, depois de ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica à cabeça e de lhe ter sido diagnosticado cancro. “Acho que 2017 vai ser melhor que 2016, está a ser muito superior!”, atira o ator, revelando dois dos seus objetivos para os próximos meses: “Escrever um livro sobre tudo o que me aconteceu e, em dezembro de 2018, atravessar o Estreito de Gibraltar a nado! Treino todos os dias, duas vezes por dia, na piscina do ginásio que frequento em Oeiras”, explica.
Apesar de a recuperação estar a correr bem, João não está a seguir à risca as indicações clínicas: “Os médicos proibiram-me de fazer algumas coisas que eu não respeito! Durante os próximos dois anos não era conveniente, ou era proibido, tomar banho em piscinas, mas, além de estar a treinar diariamente no ginásio, até já fui para a praia!”
Esta não é primeira vez que se prepara para esta proeza, que exige muito treino físico e uma grande dedicação. Em 2012, o ator perdeu 25 quilos em três meses e nadava diariamente para concretizar este feito, que acabou por não acontecer. João Ricardo não desiste deste sonho e volta a treinar para concretizar o objetivo: nadar desde o Sul de Espanha, em Tarifa, até ao Norte de África, em Punta Cire. A travessia a nado dura de quatro a quatro horas e meia. Em linha reta, no mar Mediterrâneo, a distância é de 15 quilómetros, mas, devido às correntes, os nadadores que fazem esta travessia acabam por percorrer, no total, entre 17 e 20 km.